Frota & Cia
Para tornar seus caminhões mais seguros, a Volvo lançou a linha FH 2025 com aprimoramentos nos sistemas de segurança ativa, incluindo a opção de Retrovisores por Câmeras, Leitor de Placas de Trânsito e o Alerta de Colisão com Frenagem de Emergência.
Os Retrovisores por Câmeras operam em conjunto com monitores de alta resolução dentro da cabine, que proporcionam uma visão ampliada e nítida. A refinada movimentação das câmeras produz uma enorme vantagem, pois elas se movem automaticamente para se ajustar e seguir o final do reboque, permitindo que o condutor tenha excelente visão tanto do seu lado como do lado do passageiro. Outra vantagem das câmeras é a excepcional visibilidade noturna, com uso de luz infravermelha. “As imagens ficam nítidas e cristalinas mesmo em condições de escuridão total, chuva ou neblina. Durante o dia, as câmeras representam o fim de eventuais ofuscamentos por reflexo dos espelhos tradicionais”, assegura Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo.
O Leitor de Placas de Trânsito é uma tecnologia que usa inteligência artificial para detectar a sinalização ao longo da via, mostrando, por exemplo, os limites de velocidade, de altura e obras na pista nos diferentes pontos do trajeto. O sistema emite avisos e as informações são exibidas no painel de instrumentos. “Evita que placas não vistas em momentos de distração resultem em excesso de velocidade e multas, por exemplo. Além disso, o sistema alerta para sinalização de outras situações de risco que poderiam passar desapercebidas”, afirma Glênio Karas, engenheiro de vendas da Volvo.
A evolução no Leitor de Faixa de Rodagem consiste em maior sensibilidade. Este sistema usa a câmera frontal para detectar a faixa e monitora o movimento do veículo. Se houver sinais de que o condutor está distraído ou cansado, ele é alertado para concentrar-se ou fazer uma pausa para descanso. Além disso, o Suporte Ativo de Direção é acionado para fazer pequenas correções no volante e manter o veículo dentro da faixa.
Com relação ao Alerta de Colisão com Frenagem de Emergência, a tecnologia utiliza radares frontais e laterais, conjugados com uma câmera, para detectar veículos, ciclistas e pedestres à frente do caminhão, alertando o motorista. O sistema emite avisos visuais e sonoros e ativa uma frenagem de emergência caso haja risco iminente de colisão.
Para reduzir o risco de acidentes e atropelamentos em curvas, o Sistema para Evitar Colisões Laterais usa radares nas laterais para alertar o condutor e ativar frenagem automática, se necessário. A tecnologia foi reforçada com sensores de ponto cego em ambos os lados, que monitoram a composição inteira, até o fim da carreta.
A marca também apresentou melhorias no I-See, tecnologia capaz de prever a estrada à frente. Agora, além de subidas e descidas, o sistema também se adianta às curvas e rotatórias, antecipando as marchas de forma automática para otimizar o desempenho e a segurança durante a viagem.
Outra inovação é o Monitoramento da Pressão e Temperatura dos Pneus, com indicações em tempo real ao motorista e gestores de frota. Os novos sensores montados dentro dos aros monitoram a pressão baixa e também a sobre pressão. “Vale ressaltar que pneus com baixa pressão também impactam no consumo de combustível. Portanto, o sistema de monitoramento traz um benefício adicional aos clientes”, afirma Valério.
A Volvo também promoveu alterações para aprimorar a aerodinâmica do caminhão e diminuir o impacto da resistência do ar. Os projetistas desenvolveram uma nova identificação de marca, tanto nos emblemas da potência como no famoso letreiro Globetrotter. No painel frontal, a mundialmente conhecida logomarca Volvo ficou maior e mais visível.
Demais tecnologias de segurança que equipam a linha FH 2025
- Freios eletrônicos EBS – garantem uma reação mais rápida dos freios e distribuem a força de frenagem entre os eixos e o conjunto do caminhão como um todo.
- Piloto Automático Adaptativo – radar que monitora automaticamente a estrada, adaptando a distância do caminhão à do veículo à frente. A função Stop & Go reduz a velocidade até parar e retorna o movimento assim que o condutor fizer o comando.
- Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) – tecnologia que reduz o risco de tombamento em curvas fechadas e pisos escorregadios, atuando individualmente nos freios para reduzir a velocidade e endireitar a composição.
- Piloto automático de descida – mantém a velocidade controlada mesmo em declives acentuados.
- VEB+ – consagrado sistema de freio motor de alta performance da Volvo, que ajuda a controlar a velocidade em descidas sem necessidade de acionamento dos freios de serviço ou retarder.
- Luzes de freio de emergência – piscam intermitentemente em frenagens bruscas, alertando quem vem atrás.
- Cabines com célula de sobrevivência – projetadas para proteção máxima aos ocupantes, as cabines Volvo excedem largamente as exigências das normas de segurança da Europa.
- Para-choque frontal anti-intrusão – dispositivo que evita que automóveis fiquem presos embaixo do caminhão em colisões frontais, facilitando operações de resgate.
- Freios ABS – introduzidos pioneiramente em caminhões no Brasil pela Volvo, ainda nos anos 1990. Impedem o travamento das rodas, aumentando a eficiência da frenagem.
- Air Bag – bolsa que infla automaticamente no volante em colisões, minimizando ferimentos ao motorista. Presente na maioria dos pacotes de acabamento do Volvo FH.
- Direção inteligente VDS – tecnologia que corrige a direção de forma autônoma para reduzir saídas inadvertidas da faixa da pista (opcional).
- Detector de atenção – emite sinais sonoros e visuais quando o sistema entende que o motorista está cansado (opcional).
- Câmera de ponto cego – localizada abaixo do retrovisor ótico direito, permite visualização de toda a lateral do veículo no display secundário do painel (opcional).
- Freio Anticanivete – sistema exclusivo Volvo, promove microfrenagens na carreta para diminuir a ocorrência do efeito “L” entre o caminhão e o implemento (opcional).
(Frota & Cia/Gustavo Queiroz)