Inteligência Artificial e análise de dados de campo ampliam satisfação do cliente IVECO

Truck & Bus Builder América do Sul

 

A IVECO está utilizando Inteligência Artificial e a Ciência de Dados para elevar o padrão de atendimento e a satisfação dos clientes. A aplicação de software de simulação e virtualização está impulsionando a melhoria dos produtos. Em cerca de um ano, a marca superou 3 mil caminhões conectados no País e cerca de 5 mil na América do Sul.

 

“O serviço IVECO ON se transformou em uma ferramenta extremamente importante, tanto para a IVECO quanto para os clientes.  Com o uso da Inteligência Artificial e a Ciência de Dados conseguimos monitorar em tempo real os nossos caminhões e prover melhores serviços, desenvolvendo configurações especificamente para casa aplicação dos operadores”, explica Eduardo Oliveira, diretor de Engenharia de Produto da IVECO LATAM.

 

Segundo ele, o desenvolvimento do produto na IVECO mudou do modelo tradicional, de pesquisa de mercado, marketing do produto e feedback dos clientes, para um modelo novo, que utiliza os dados captados pelo IVECO On, aplica a Inteligência Artificial com algoritmos e  utiliza um feedback direto do veículo de cada empresa-cliente na aplicação.

 

“Isso permite a melhoria contínua do produto, com foco na produtividade e eficiência energética, aplicando IA para desenvolver os caminhões. Transformamos dados em estratégia de atuação. Em um ano foram mais de 3 mil veículos conectados pelo IVECO On, sendo quase 2.800 do novo modelo S-Way, de cerca de 1.200 clientes. Identificamos 75 tipos diferentes de aplicações, com 11 variações de cargas, em total de 6 Zettabyte de dados”, explica.

 

Control Room IVECO

 

Para monitorar em tempo real cada caminhão do IVECO ON, a marca criou um Control Room que acompanha os veículos no campo. Co isso, é possível prestar um serviço proativo, com contado direto, assistência remota, intervenção física, caso necessário, e reparação. As vantagens são a redução de paradas não planejadas, otimização do serviço de manutenção, menor tempo de reparo e prevenção de danos maiores.

 

Essa plataforma de conectividade digital e telemetria com serviços integrados possibilita ações reativas, no caso de problemas inesperados, proativa e preditiva. Na reativa, comunicação direta de falhas críticas do veículo pela sala de controla (Control Room). Na proativa, a comunicação de códigos de falhas e luzes de advertência com classificação de falhas para programação de manutenção. E na preditiva, a mesma comunicação de códigos e luzes de advertência no veículo com a classificação do estado do mesmo, antes da ocorrência de uma falha ou avaria.

 

Com esses dados coletados e analisados é possível criar novos produtos ou variações de um mesmo veículo, com mais eficiência, garantindo a confiabilidade, a sua aceitação no mercado e a satisfação do usuário. “A análise dos dados e a IA permitem entender o perfil de cada cliente e as características de suas aplicações e entregar um produto altamente customizado, específico para cada utilização, como, por exemplo, a recalibração de um motor, de acordo com a topografia do trajeto realizado para maior eficiência no desempenho, consumo de combustível e emissões”, finaliza Eduardo. (Truck & Bus Builder América do Sul)