Portal Terra
A linha de modelos da Kia vai crescer em breve no Brasil. Durante o lançamento do SUV elétrico EV5, o Grupo Gandini, que representa a montadora sul-coreana no país, também confirmou a chegada do sedã compacto K3 ao mercado brasileiro. Ainda sem data para chegar, o novo Kia K3 deve ser lançado até meados do ano que vem para brigar com Chevrolet Onix Plus e Virtus, e pode ser o primeiro híbrido flex da marca no Brasil.
Lançado no ano passado, o K3 é o sucessor do antigo Kia Rio, que chegou a ser vendido no Brasil entre 2019 e 2021. O modelo é produzido no México e conta com opções de carroceria hatch e sedã, sendo que apenas a segunda opção deve chegar ao mercado brasileiro.
O fato de ser fabricado em terras mexicanas seria uma vantagem no preço, uma vez que o Kia K3 chegaria ao país sem pagar imposto de importação. No entanto, a Kia ainda trabalha para aumentar o índice de nacionalização do modelo para 60%, para evitar a sobretaxa no Brasil. A informação foi confirmada pelo Grupo Gandini aos amigos do site AutoData.
Uma das soluções seria equipar o novo Kia K3 com o mesmo motor 1.0 turbo com sistema micro-híbrido do Stonic, que deve ganhar tecnologia flex em breve. O propulsor possui um forte parentesco com o utilizado pelo Hyundai HB20 feito no Brasil, o que pode facilitar inclusive o desenvolvimento do sistema híbrido para carros brasileiros.
Caso o Kia K3 vendido no Brasil tenha o mesmo motor do Stonic, o câmbio pode ser um automatizado de dupla embreagem e 7 marchas. No entanto, no México, o modelo conta sempre com um automático convencional de 6 marchas. Por dentro, o modelo traz painel digital de 4,2″ e central multimídia de 10,25″ integrados no mesmo display. O acabamento segue a linguagem de design Opposites United da Kia.
Medindo 4,54 m de comprimento, 1,76 m de largura e 1,47 m de altura, o Kia K3 tem design moderno e porte semelhante ao de outros sedãs compactos. O entre-eixos mede 2,67 m, e o porta-malas tem 544 litros de capacidade. O Kia K3 deve chegar ao país em versão única, sem opcionais, incluindo equipamentos como ar dual zone, bancos em couro, rodas de 17″, carregador por indução, luzes em LED e pacote ADAS. Os preços devem ficar próximos aos R$ 120 mil. (Portal Terra/João Buffon)