Truck & Bus Builder América do Sul
A Volkswagen Caminhões e Ônibus adotou um processo robusto de logística circular para reutilização de embalagens das peças que abastecem sua linha de produção em Resende. No primeiro ano de adoção dessa iniciativa, a companhia atingiu a economia de cerca de R$ 2 milhões em transporte e produção desses recipientes, além de evitar emissão de CO2 e muitas outras vantagens ambientais associadas. A economia circular faz parte da estratégia ESG da empresa.
Para fazer frente a esse objetivo, os esforços envolvem toda a cadeia. A VWCO já tem 90% de seus provedores adaptados à essa demanda. Também implementou um controle de revitalização, que prolonga a vida útil da embalagem, através de métodos preventivos, reduzindo resíduos. Esse processo diminui o volume de recipientes alternativos, como papelão e madeira, gera otimização no estoque e no transporte, além de ganho de área, graças a todo fluxo do design circular.
Dentro da iniciativa, para facilitar a gestão, categorizou as embalagens em universais e especiais. As primeiras são aquelas que seguem um padrão internacional de utilização e as especiais são específicas para um determinado tipo de peça. “Todo o sistema de embalagem retornável garante a proteção do produto, mantendo a qualidade das peças até o ponto de uso, além de ser um método cíclico. Os produtos estão integrados em toda a cadeia logística, contendo todas as informações necessárias para o transporte, recebimento, conferência, armazenagem e abastecimento de linha”, destaca Moema Avelar, analista de planejamento de Logística da VWCO.
Durante esse processo, as embalagens retornáveis passam por revitalização para ‘voltar à ativa’. “O fluxo funciona da seguinte maneira: elas são recebidas em nossa fábrica com peças produtivas e, quando consumidas, as mesmas são levadas ao nosso Pátio Central de Embalagem (PCE), onde são expedidas para os fornecedores, realizando assim o fluxo circular. Caso as embalagens necessitem de revitalização, os fornecedores, assim que as recebem, realizam os processos de manutenção, prolongando a vida útil e evitando o descarte das mesmas”, acrescenta Marcelo Peixoto, gerente executivo de Logística da montadora.
Outra ação de sucesso foi realizada no trabalho de otimização de peças no transporte e aplicação de uma armazenagem externa próxima à VWCO. “Existem vários outros exemplos de otimização que estamos trabalhando para a implementação, com a possibilidade de inserir mais peças e com isso reduzir movimentações, etiquetas e aumentar nossa capacidade de armazenamento. Esse trabalho é realizado sistemicamente e estamos encaminhando muito bem as nossas medidas”, encerra Marcelo. (Truck & Bus Builder América do Sul)