AutoIndústria
Durante cerimônia promovida pela General Motors para anunciar investimento de R$ 5,5 bilhões em São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas reafirmou intenção da atual gestão de acelerar a devolução de créditos de ICMS, conforme já havia prometido no último dia 23 em evento na Volkswagen.
Naquela ocasião, foi assinado acordo de liberação de R$ 1 bilhão em créditos de ICMS para a Volkswagen, fruto do programa PróVeículo, que permite usar o valor acumulado no imposto retido nas exportações em modernização e ampliação das operações.
Apesar da expectativa de que o mesmo ocorresse no evento da GM, realizado na manhã desta quarta-feira, 4, no Centro Tecnológico de São Caetano do Sul, SP, a devolução no caso da marca estadunidense ainda está em estudo.
Questionado sobre o assunto, o presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro, disse esperar para breve novidades sobre a devolução dos créditos do ICMS. Segundo ele, equipe técnica da montadora está trabalhando com o governo paulista para acelerar o processo: “E o governador confirmou intenção de acelerar a devolução”.
Ao lado de dirigentes mundiais da GM, Chamorro informou sobre a produção de dois modelos híbridos flex no País. A decisão, segundo ele, fortalece a indústria e reitera o compromisso da empresa com a descarbonização ao agregar benefícios do uso de biocombustível e da eletrificação.
“Vamos iniciar a produção local com dois modelos híbridos leve, que vão permitir o acesso a esta nova tecnologia a um maior número potencial de consumidores’’.
No comunicado sobre os investimentos da marca, a GM informa que segue estudando outras inovações, como o híbrido plug-in flex, que permite o veículo ser abastecido com etanol, gasolina ou energia elétrica. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)