Motor 1
Perto do lançamento, algumas informações mais concretas sobre o Citroën Basalt começam a aparecer. O SUV cupê terá mais equipamentos que o C3, por exemplo, mas ao mesmo tempo quer brigar com alguns sedãs compactos de entrada com uma versão Live 1.0, usando o motor 1.0 aspirado da Stellantis.
A página @placadoscarros no Instagram publicou sobre os primeiros emplacamentos do Basalt no Brasil. Na lista, as já esperadas versões Shine e Feel, como no C3 Aircross, mas chamou a atenção a Live 1.0, sem a designação que a Stellantis usa para os modelos turbo. Assim, ele deve se colocar como uma opção aos sedãs compactos 1.0, já que seu porte é próximo a isso, com a vantagem de ter a proposta de um SUV.
Se confirmado isso, o Citroën Basalt usará o motor 1.0 Firefly, com 71/75 cv e 10/10,7 kgfm, sempre com o câmbio manual de 5 marchas. Apesar do porte, o Basalt deverá ser um carro relativamente leve – o C3 Aircross com motor 1.0 turbo e câmbio CVT pesa 1.216 kg em sua versão mais completa, o que diminui consideravelmente ao usar um 1.0 aspirado e o câmbio manual, além de menos equipamentos.
Como referência, um C3 Aircross Live, com conjunto T200, custa R$ 114.990, enquanto um C3 aspirado vai de R$ 76.890 a R$ 87.590. Então o Basalt Live com motor aspirado pode se posicionar justamente onde um sedã compacto 1.0 se coloca – o Hyundai HB20S de entrada custa R$ 97.690, enquanto um Chevrolet Onix Plus LT vai a R$ 97.390 e o Fiat Cronos Drive 1.0, R$ 94.990.
Com essas informações, não deve demorar para o Basalt ser revelado por completo. A aposta é outubro, já que o carro roda quase sem camuflagens e não esconde itens como ar-condicionado automático, por exemplo. Ao mesmo tempo em que irá brigar na faixa baixa com o Live, haverá as versões topo, com motor 1.0 turbo e mais equipadas que o C3 Aircross, por exemplo. (Motor 1/Leo Fortunatti)