Jornal do Carro
Depois da estreia de diversas montadoras chinesas no Brasil, parece que temos uma empresa indiana interessada em começar suas operações por aqui. A Tata Motors, que ficou conhecida por criar o carro mais barato do mundo, o Nano (vendido entre 2009 e 2018), pode ser uma das próximas a desembarcar no País com uma fábrica. O Grupo Tata também é dono da Jaguar Land Rover desde 2008.
Mas as negociações ainda estão cruas. De acordo com o site Automotive Business, o secretário de Desenvolvimento Econômico de SP Jorge Lima afirmou que representantes do governo estadual e do grupo automotivo devem se reunir na primeira quinzena deste mês. Executivos da empresa estão no País para outros compromissos, mas terão conversas iniciais sobre a possibilidade de trazer uma fábrica da Tata para São Paulo.
“Temos para oferecer um parque de fornecedores bastante desenvolvido e próximo das áreas que concentram outras montadoras”, afirmou Lima à publicação. Ou seja, a ideia é mostrar as vantagens que o grupo pode encontrar se resolver instalar sua unidade de produção no Estado. Após esse primeiro contato, um novo encontro deve acontecer na Alemanha, ainda em setembro.
Tata Motors no mercado brasileiro
A Tata Motors já tem certo conhecimento de mercado brasileiro, mas na área de veículos comerciais. Isso porque faz parte de uma joint venture com a Marcopolo, produtora de carrocerias de ônibus. Isso porque na Índia, a fabricante não atua apenas no segmento de automóveis, mas também no de caminhões e ônibus.
Por fim, o secretário disse ainda que uma empresa chinesa de autopeças também está em negociações para uma fábrica no Estado de SP. O nome, entretanto, segue em sigilo pois Minas Gerais e Paraná também estão no páreo para levar o complexo para seus próprios estados. A decisão deve ser tomada ainda nesta semana. (Jornal do carro)