Portal Terra
Esse é o novo Audi Q5 2025. Depois de inúmeros flagras, a montadora alemã finalmente revelou a terceira geração do SUV médio, que é o carro mais vendido da Audi no mundo. Com visual renovado, o novo Audi Q5 estreia na carroceria SUV, além da esportiva SQ5. Com motores híbridos e a combustão de até 367 cv, o novo Audi Q5 deve chegar ao Brasil em 2025.
A terceira geração do Audi Q5 é feita sobre a plataforma modular PPC (Plataforma Premium de Combustão), a mesma da nova geração do A5/A5 Avant. Como a nova estratégia de eletrificação da Audi separa os números pares para os carros elétricos e os ímpares para modelos a combustão ou híbridos, o novo Q5 não terá versões elétricas. Esse papel na linha de SUVs da Audi ficará restrito aos modelos Q4, Q6 e Q8 e-tron, ao menos inicialmente.
Além da plataforma, o visual também segue o conceito apresentado pelo Audi A5 revelado há alguns meses. O novo Q5 conta com faróis OLED nas versões topo de linha, que trazem formato mais afilado, enquanto a grade frontal é mais larga e alta do que a do modelo anterior.
O para-choque também traz entradas de ar maiores, com destaque para os apliques nas extremidades da peça, que podem contar com com acabamento prateado ou black piano, variando de acordo com a versão ou o pacote escolhido. O design ficou bem mais moderno do que a segunda geração, que foi lançada em 2016 e reestilizada em 2020.
Na lateral, o novo Audi Q5 traz linha de cintura elevada e um vinco ascendente na parte inferior das portas. As rodas também são novas, e variam de 17″ a 21″. O comprimento (4,71 m) ficou 3 cm maior do que o modelo anterior. Além disso, o novo Q5 ainda mede 1,90 m de largura e 1,65 m de altura. O entre-eixos é de 2,82 m. Na versão Sportback, que será revelada daqui a seis meses, o teto terá caimento mais suave, como num cupê.
Já na traseira, as lanternas de OLED são interligadas e inteligentes, e contam com diferentes opções de assinatura visual. Elas atravessam a tampa do porta-malas, que abriga a placa. O para-choque conta com até quatro saídas de escapamento, que são funcionais. O porta-malas tem 465 litros de capacidade.
No interior, o novo Audi Q5 teve inspiração nos lançamentos mais recentes da marca alemã, como o A5. Ou seja, o destaque fica para a central multimídia de 14,5″ com Android Auto e Apple CarPlay, e a novíssima terceira tela de 10,9″, que fica à frente do banco do passageiro. O painel digital tem tela de 11,9″, todas as três com displays de OLED.
O acabamento ainda conta com diferentes opções de tonalidades, e há muitas superfícies emborrachadas nas portas e no painel. O layout lembra bastante o dos novos A5 e A6. O modelo ainda conta com som Bang & Olufsen com cancelamento de ruído externo, bancos com ajustes elétricos, teto solar panorâmico, pacote ADAS e ACC inteligentes, head-up display, iluminação ambiente, integração com Chat GPT, entre outros itens.
Sob o capô, o novo Audi Q5 conta com opções a gasolina ou diesel, as mesmas do novo Audi A5. Quase todas elas são equipadas com um sistema micro-híbrido de 48V e uma bateria de 1,8 kWh, que oferece 24 cv de potência e permite realizar manobras e conduzir em pequenos trechos em modo 100% elétrico.
Todas as versões contam com um câmbio automatizado de dupla embreagem de 7 marchas e oferecem tração dianteira ou integral. O destaque fica para a versão SQ5, que conta com um motor 3.0 V6 turbo de 367 cv. Em 2025, a Audi vai revelar ao menos duas versões híbridas plug-in, que devem ter alcance elétrico de quase 100 km e mais de 300 cv.
Dependendo da versão, o novo Audi Q5 ainda conta com suspensão adaptativa, que traz amortecedores com controles eletrônicos e diferentes ajustes de altura, dependendo do modo de condução escolhido. Em relação aos sistemas de segurança, o novo Audi Q5 ainda oferece funções de condução semi autônoma e recursos de emergência.
O novo Audi Q5 estreia em três versões (Basic, Advanced e S Line), além da variante esportiva SQ5. A nova geração do SUV chegará ao mercado europeu a partir do primeiro trimestre do ano que vem. Os preços partem de 52.300 euros (cerca de R$ 327 mil em conversão direta), e chegam aos 82.900 euros (R$ 518 mil). Produzido no México, o novo Audi Q5 deve chegar ao Brasil até o fim do ano que vem. (Portal Terra/João Buffon)