Nissan capacita seus colaboradores na América Latina com treinamentos de inteligência artificial

Coisas de Agora

 

A Nissan América Latina dá início ao “Mês da Carreira e Desenvolvimento”, uma iniciativa que reafirma o compromisso da empresa com o desenvolvimento e a aprendizagem contínua de seus colaboradores. Durante este mês, eles terão acesso a programas especialmente desenvolvidos para fortalecer suas competências em inteligência artificial (IA) e aprendizado automático (machine learning), para que estejam mais bem preparados para os desafios do futuro. Os novos treinamentos complementam o programa de aprendizagem constante que a empresa japonesa oferece aos seus colaboradores durante o ano, como parte de sua proposta de valor.

 

A edição 2024 se destaca pela inclusão de treinamentos com foco em IA e machine learning, que estão redefinindo o mundo do trabalho. A Nissan decidiu integrar estes treinamentos para que seus colaboradores possam aproveitar ao máximo as novas tecnologias e se manter na vanguarda de suas respectivas áreas.

 

“Além de transformar nossa forma de atuar, a inteligência artificial também está mudando nossos processos de desenvolvimento profissional. Queremos que nossos talentos estejam capacitados para utilizar estas tecnologias emergentes, para impulsionar melhores resultados”, destacou Mario Ortiz, diretor sênior de Recursos Humanos na Nissan América Latina. “Uma das nossas grandes apostas na organização é fomentar este espírito de curiosidade e aprendizagem contínua. São muitos os desafios no nosso setor, mas sabemos que nossos profissionais se diferenciam pela decisão consciente de aprender e isso faz toda a diferença”, completou o executivo.

 

Desenvolvimento de competências na Nissan: dados que impulsionam a mudança.

 

De acordo com um estudo da consultoria McKinsey sobre tendências de talentos, o desenvolvimento de competências e a oportunidade de aplicá-las no trabalho são fatores-chave para a retenção dos colaboradores. O foco na aprendizagem contínua permite que as empresas aumentem o engajamento das equipes e se mantenham atualizadas em relação às mudanças.

 

Outro estudo, também realizado por esta consultoria global, analisou 1.800 grandes empresas de diferentes setores em 15 países, revelando que as empresas que priorizam o desenvolvimento de competências das suas equipes conquistam melhores resultados. A descoberta mais reveladora é que as competências adquiridas no trabalho contribuem em média para 46% da renda recebida durante a vida de uma pessoa, ao passo que as empresas que investem no treinamento de seus colaboradores são mais propensas a impulsionar seu crescimento profissional.

 

A Nissan reconhece que seus colaboradores precisam estar mais bem preparados para desempenhar suas funções. Com um foco na diversidade, equidade e inclusão, a empresa oferece uma plataforma digital e gratuita que permite um processo de aprendizado misto (simultâneo e sob medida), por meio do qual cada colaborador pode escolher as áreas em que deseja aprofundar seus conhecimentos, personalizando sua experiência de trabalho. Temas como autoliderança, comunicação efetiva, inovação e coaching fazem parte do amplo catálogo de treinamentos disponíveis.

 

Além disso, a fabricante japonesa oferece os chamados “Leadership Summits”, onde especialistas reconhecidos oferecem sessões ao vivo para os profissionais que desempenham funções de liderança na região, os quais recebem capacitação em diversas competências que podem ser aplicadas junto às suas equipes, servindo também de inspiração para os times internos.

 

Tendo sido reconhecida na América Latina como uma das melhores empresas para trabalhar (certificações Great Place to Work, Súper Empresa e Best Place to Work LGBT+), neste ano a Nissan já ofereceu 23 mil horas de capacitação para mais de 22.800 talentos na região, consolidando sua liderança em inovação e desenvolvimento profissional.

 

A Nissan América Latina foi criada em novembro de 2023, como parte da região Américas. Esta unidade de negócios é formada por 39 países: México (Nissan Mexicana), Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai, países da América Central e Caribe (Nissan Importers Business Unit), além da Argentina, Brasil, Chile e Peru (Nissan América do Sul). A Nissan LATAM conta com cinco plantas de produção de veículos – três no México (Aguascalientes 1, Aguascalientes 2 e CIVAC), uma na Argentina (Córdoba) e uma no Brasil (Resende, estado do Rio de Janeiro) –, duas plantas de motores (Aguascalientes e Resende), dois Centros de Pesquisa e Desenvolvimento, um Centro de Design, mais de 700 distribuidores em toda a região e mais de 22.800 talentos que impulsionam a inovação, com estratégias específicas em beneficio dos consumidores da América Latina. Saiba mais nas nossas salas de imprensa da NMEX, NIBU e NSAM. (Coisas de Agora)