Carros elétricos da Tesla perdem participação no mercado dos EUA

O Estado de S. Paulo

 

A participação da Tesla no mercado de veículos elétricos nos Estados Unidos, onde já foi líder, caiu para menos de 50% no segundo trimestre do ano, mesmo com as vendas de carros movidos a bateria atingindo um recorde, de acordo com novas estimativas publicadas na semana passada por uma empresa de pesquisa.

 

A Tesla foi responsável por 49,7% das vendas de veículos elétricos de abril a junho, abaixo dos 59,3% do ano anterior, uma vez que a empresa liderada por Elon Musk perdeu terreno para General Motors, Ford Motor, Hyundai e Kia, disse a empresa de pesquisa Cox Automotive. Foi a primeira vez que a participação de mercado da Tesla caiu abaixo de 50% em um trimestre, de acordo com a Cox. A empresa, uma das principais pesquisadoras do setor automotivo, estima a participação de mercado com base em registros, relatórios de empresas e outros dados.

 

Os números são mais um sinal de que a Tesla está perdendo seu domínio em um mercado que, na verdade, criou em 2012, quando lançou o sedã Model S. Antes desse carro, pouquíssimos veículos elétricos eram vendidos nos EUA.

 

No geral, as vendas de veículos elétricos nos EUA aumentaram 11,3% em relação ao ano anterior, sugerindo que a demanda do consumidor por essa tecnologia continua saudável, mesmo que as vendas não estejam mais crescendo a taxas acima de 40% ao ano, como no ano passado. Os americanos compraram ou alugaram mais de 330 mil carros e picapes elétricos durante o segundo

 

trimestre, representando 8% de todos os veículos novos vendidos ou alugados no período de três meses. Um ano antes, eles representavam 7,2% do mercado, disse a Cox.

 

Há alguns anos, a Tesla não tinha muitos concorrentes, e praticamente nenhuma outra empresa conseguia igualar a autonomia de seus carros com uma carga completa ou aceleração. Mas as montadoras tradicionais têm lançado veículos elétricos que podem percorrer 300 milhas (482 km) ou mais, igualando e, às vezes, ultrapassando as capacidades dos carros da Tesla.

 

Modelos

 

Há bem mais de 100 modelos elétricos disponíveis nos Estados Unidos, de acordo com um relatório publicado, também na semana passada, pela Alliance for Automotive Innovation, um grupo do setor. Os preços caíram à medida que a oferta e a variedade de modelos aumentaram, possibilitando que mais pessoas tenham acesso a um elétrico.

 

A concorrência intensa “está levando a uma pressão contínua sobre os preços, ajudando a aumentar lentamente a adoção de veículos elétricos”, disse Stephanie Valdez Streaty, diretora de percepções do setor da Cox, em um comunicado.

 

Muitos consumidores estão comprando carros elétricos de fabricantes de automóveis estabelecidos, como a BMW ou a Ford, que têm grandes redes de concessionárias que podem fornecer manutenção e reparos. A Tesla vende carros online e muitos consumidores disseram que pode ser difícil conseguir reparos para seus modelos na rede relativamente pequena de centros de serviço da empresa.

 

Nem todos os fabricantes estão se beneficiando. Os modelos elétricos de marcas como Mercedes-Benz, Polestar, Porsche e Volvo tiveram queda de venda no segundo trimestre ante o ano anterior, disse Cox. (O Estado de S. Paulo)