Transporte Moderno
O Porto Sudeste iniciou uma série de testes com veículos elétricos, incluindo uma pá carregadeira e um caminhão basculante. O objetivo é avaliar a performance desses veículos nas operações portuárias e considerar uma eventual substituição da frota atual, movida a combustível fóssil, por alternativas elétricas. A principal meta é reduzir o consumo de diesel e as emissões de dióxido de carbono (CO2).
Durante 11 dias de testes, a pá carregadeira operou por um total de 31 horas e 32 minutos, consumindo apenas 1800 kW de energia elétrica para seu funcionamento, o que evitou o uso de 170 litros de diesel. O diretor de assuntos corporativos e sustentabilidade do Porto Sudeste, Ulisses Oliveira, destaca que os resultados foram positivos tanto do ponto de vista operacional quanto nos aspectos de segurança, ambiental e financeiro.
“Os primeiros testes mostraram uma redução considerável nas emissões de CO2. Tanto a pá carregadeira quanto o caminhão basculante apresentaram desempenho operacional equivalente ao dos equipamentos movidos a diesel. Segundo Oliveira, como toda a energia elétrica utilizada noterminal vem de fontes renováveis, a substituição de combustíveis fósseis por energia 100% limpa seria um avanço significativo.
Os especialistas do Porto Sudeste calculam que a substituição de um equipamento movido a diesel por um elétrico pode resultar em uma redução de 13,3 toneladas de CO2 equivalente por ano, representando cerca de 5% de redução nas emissões de escopo 1. Caso todas as pás carregadeiras fossem substituídas, essa redução poderia chegar a 16% ou mais, dependendo da produção anual do porto.
Esta iniciativa faz parte de um conjunto de ações do Porto Sudeste para mitigar impactos ambientais e combater as mudanças climáticas. Em 2023, a empresa assumiu o compromisso de reduzir em 50,4% as emissões de gases de efeito estufa (GEE) dos escopos 1 e 2 até 2033, em comparação com os níveis de 2021.
Localizado na Ilha da Madeira, em Itaguaí (RJ), o Porto Sudeste é privado e foi projetado para movimentar granéis sólidos, especialmente minério de ferro, e líquidos. Tem capacidade para movimentar até 50 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. (Transporte Moderno)