Nova campanha visa reduzir mortes de pedestres

O Estado de S. Paulo

 

O Detran-SP lançou a campanha educativa “Toda faixa de pedestres é um sinal. Sinal de respeito”. O objetivo é incentivar o respeito à faixa de pedestre e diminuir o número de mortes na capital paulista.

 

A primeira parte da campanha terá divulgação em TV, rádio, jornal impresso e mídias digitais e externas. Em seguida, em 8 de agosto (Dia Internacional do Pedestre), começam as ações de conscientização nas ruas da cidade.

 

Mil mortes

 

Nos últimos cinco anos, foram registrados 33.531 sinistros de trânsito envolvendo pedestres na capital. No período, o número de vítimas fatais beira mil pessoas.

 

Sem qualquer estrutura física que o proteja, o pedestre é a parte mais vulnerável em ocorrências de trânsito, ao lado de ciclistas e motociclistas. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a prioridade na via é de quem está a pé. Isso está claro no artigo 70 do CTB, enquanto o 214 enquadra o desrespeito à passagem do transeunte como infração grave ou gravíssima, conforme o caso.

 

Infração grave

 

Para o motorista, multa de R$ 195,23 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) quando o pedestre estiver em travessia fora da faixa a ele destinada ou atravessando a via transversal para onde se dirige o veículo. No caso de ser parte de um grupo prioritário (crianças, idosos, gestantes e portadores de deficiência física), de estar sobre a faixa ou em meio à travessia quando o semáforo abrir, trata-se de infração gravíssima, com pena de 7 pontos na CNH e multa de R$ 293,47.

 

Já ameaçar o pedestre, conforme o artigo 170, é infração gravíssima e leva à suspensão da CNH. Não à toa, o Detran-SP foca campanhas que proporcionem mais segurança a esse público.

 

“A faixa de pedestres representa não apenas um desafio para a integridade física e a vida, mas civilizacional”, afirma o diretor-presidente do Detran-SP, Eduardo Aggio. No dia em que todos respeitarem a faixa de pedestres, teremos alcançado um novo patamar de convivência”, diz.

 

A nova campanha tem a participação do filósofo Clóvis de Barros Filho. Além de pesquisador, ele é professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e tem um canal no YouTube no qual fala sobre Ética, Filosofia e História.

 

A campanha exibe falas que incentivam a reflexão sobre o papel dos motoristas para um trânsito seguro. Por exemplo: “Civilidade é o respeito de um pelo outro. Pratique, respeitando a faixa de pedestres” e “Motorista: pare antes de toda faixa. Inclusive daquelas que não têm sinal”. (O Estado de S. Paulo/Felipe Gualberto)