Manchester usará IA para melhorar serviço de ônibus

O Estado de S. Paulo/Mobilidade

 

A região metropolitana de Manchester, cidade no noroeste da Inglaterra, receberá uma nova plataforma eletrônica para otimizar o desempenho da rede de ônibus. O sistema utiliza inteligência artificial (IA) e análise de dado\s do serviço de transporte público para propor ações que aprimorem a operação. A implementação da nova tecnologia faz parte da Estratégia de Ônibus da Grande Manchester, anunciada pela cidade no ano passado.

 

Desenvolvida pela CitySwift, a plataforma fornece aos operadores das linhas de ônibus e autoridades de transporte locais recomendações e previsões baseadas na análise de informações do serviço. A tecnologia é programada para entregar serviços mais eficientes, confiáveis e sob demanda.

 

“Podemos usar as informações da rede para trazer melhorias e oferecer aos usuários um serviço de transporte público melhor e mais rápido”.

 

Mais passageiros

 

De acordo com a Transport for Greater Manchester (TfGM), órgão do governo local responsável pelo transporte na região da grande Manchester, o uso da nova tecnologia deve aumentar o número de usuários de ônibus. A expectativa inicial é de, inicialmente, garantir o crescimento de 30% na quantidade de usuários dos ônibus que circulam pela cidade até 2030. O aumento é baseado nos níveis registrados entre 2022 e 2023.

 

Em números totais, isso equivale a quase 50 milhões de viagens de ônibus adicionais anualmente. A região metropolitana de Manchester abrange oito distritos metropolitanos e duas cidades, com uma população equivalente a 2,6 milhões de habitantes.

 

Para o órgão, o uso da plataforma poderá facilitar esse resultado. Com a tecnologia, a TfGM terá acesso aos dados de desempenho de toda a Bee Network, a rede de transporte integrada da grande Manchester. Essas informações poderão ajudar, por exemplo, a identificar novas tendências e pontos problemáticos do serviço.

 

“Podemos, então, usar essas informações para priorizar melhorias e oferecer um serviço mais eficiente e rápido para os passageiros”, afirma Catherine Towey, líder sênior de franquias de ônibus na TfGM.

 

A rede Bee Network inclui viagens feitas em trens, bondes e ônibus da região. Ao todo, cerca de 5,6 milhões de viagens são realizadas nas vias públicas que passam por Manchester e cidades vizinhas. (O Estado de S. Paulo/Mobilidade/Erick Souza)