AutoIndústria
A Reiter Log começou a operar um semirreboque elétrico da Facchini com tecnologia elétrica exclusiva para alimentar o aparelho de refrigeração da carreta por meio de eixo gerador 100% elétrico e pack bateria de lítio.
O sistema, inédito no País, foi desenvolvido pela AddVolt, startup graduada da UPTEC, Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, Portugal e tem como parceira também a Carrier Transicold, fornecedora do aparelho de refrigeração.
A solução, do tipo plug-in, permite eliminar o uso de diesel no acionamento do aparelho de refrigeração. De acordo com a Facchini, a economia de combustível chega por volta de 2,2 litros por hora, o que equivale a reduzir em 6 kg de CO2 por hora. Junta-se ainda conforto ao motorista devido ao menor ruído.
“Este veículo frigorífico com eixo 100% elétrico agrega muito valor ao nosso objetivo de ampliar a logística verde. Estamos trabalhando para que 100% dos nossos veículos sejam movidos a energias alternativas e soluções como essa possibilitam a oferta de mais uma alternativa de transporte sustentável para os nossos clientes”, resume em nota Vinícius Reiter Pilz, CEO da Reiter Log.
O equipamento pesa em torno de 350 kg e leva 3 horas para ser recarregado. O sistema ainda possui tecnologia de telemetria, que monitora em tempo real localização veículo e velocidade, além de entregar informação da bateria e geração de energia. (AutoIndústria)