Frota & Cia
O Porto Itapoá adquiriu uma frota de 20 novos caminhões elétricos para sua operação interna. Chamados de Terminal Tractors (TTs), esses veículos são usados para a movimentação interna de contêineres no Terminal. A aquisição tem um valor de R$ 20 milhões e é parte do processo de expansão do porto, que agora tem a maior frota de TTs elétricos entre os terminais portuários do Brasil.
O diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente do Porto Itapoá, Sergni Pessoa Rosa Jr., ressalta que 858 mil litros de combustível serão economizados anualmente. “Com isso, deixaremos de emitir 2 mil toneladas de carbono por ano na atmosfera”, diz. A expectativa é iniciar as operações dos equipamentos ainda em agosto.
Os TTs serão carregados dentro do próprio Terminal que, desde o ano passado, alterou sua política de aquisição da energia no sistema nacional. “Passamos a adquirir apenas energia provinda de fontes renováveis”, explica Rosa Jr. “Em abril deste ano recebemos um certificado internacional atestando que 100% do nosso consumo de 2023 teve essa origem”, completa, mencionando a certificação I-Rec (Renewable Energy Certificate).
Cada veículo é capaz de carregar até 65 toneladas e tem autonomia de 150km, o que equivale a cerca de 10 horas de trabalho.
Expansão
O Porto Itapoá inaugurou, em abril deste ano, a fase III de expansão do terminal, com mais 200 mil m² de pátio, contemplando o armazém de 8 mil m², finalizando um aporte de R$ 815 milhões. Com essa ampliação, o Porto Itapoá passa operar um dos maiores pátios de contêineres do Brasil, com 455 mil m², o que vai lhe proporcionar a capacidade de movimentar até 2 milhões de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) por ano.
Faz parte destes investimentos também a aquisição de grandes equipamentos – é o primeiro da América do Sul a operar RTGs (guindastes sobre rodas) híbridos controlados remotamente – e ampliação dos berços de atracação. (Frota & Cia/Victor Fagarassi)