AutoIndústria
A Volvo mostrará no IAA Transportation 2024, o Salão Internacional do Transporte em Hanover, Alemanha, as capacidades da empresa de desenvolver e oferecer veículos alinhados com as necessidades de mitigar a emissão de carbono no transporte de carga.
Ao apostar em diversas tecnologias na trajetória pela descarbonização, a fabricante apresentará caminhões acionados por bateria, a hidrogênio, além de alternativas com motores a combustão queimam combustíveis renováveis.
Uma das estrelas será a recente gama Volvo FH Aero, já oferecida em mercados da Europa, Ásia e África. Os novos caminhões entregam uma cabine mais ampla e mais eficiência energética, com promessa de economia de mais 5% no consumo de diesel se comparado aos modelos FH. A linha, no entanto, tem reforço de versões 100% elétricas, a gás e, na feira, a marca aproveitará para mostrar motor de 17 litros certificado para receber HVO e biodiesel B100.
Também o transportador europeu terá a oportunidade de conhecer de perto o mais novo Volvo VNL, caminhão da marca oferecido nos mercados da América do Norte. Para essa geração, a fabricante desenvolveu uma nova plataforma, o que inclui a adoção de tecnologias autônomas.
Para as tarefas urbanas, a Volvo jogará luz sobre o FM Low Entry, primeiro produto da fabricante desenvolvido para 100% elétrico. Junto a ele, a empresa ainda apresentara sua próxima tecnologia de eixo eletrônico, projeto para atender as futuras gerações de caminhões a bateria e a célula de combustível.
Em resumo, o estande da Volvo terá oito propostas:
Volvo FH Aero Electric 4×2 com sistema de monitoramento de câmera
Volvo FH16 Aero 4×2 movido a HVO
Volvo FMX Elétrico 6×4 com basculante
Volvo FM Low Entry 6×2 com caçamba
Volvo FM 4×2 movido a gás
Volvo FE Elétrico 4×2 com caçamba
Volvo VNL 860
Caminhão de testes com células de combustível da Volvo
(AutoIndústria)