Lançamento para Kindle: Fitti 1, o Fórmula 1 brasileiro – reescrevendo a história, escrito por Lemyr Martins, chega na plataforma da Amazon

– Publicação, que nunca esteve disponível para compra do público, conta as histórias da única equipe brasileira de Fórmula 1

 

– Edição revisada inclui passagens com Emerson sobre o movimento que ele fez saindo da McLaren – como Campeão Mundial – para a Copersucar, gerando expectativas altas e frustrações para todos

 

– Descubra mais sobre os carros, equipe, pilotos, mecânicos e os dramas vividos na busca por patrocínio, apesar dos bons resultados

 

O livro Fitti 1, o Fórmula 1 brasileiro: reescrevendo a história, escrito por Lemyr Martins, está disponível, revisado, na plataforma Kindle da Amazon, em português e inglês, para compra por R$ 24,99. O livro, escrito sob encomenda da Dana, uma das empresas líderes no setor automotivo mundial, como parte do programa de recuperação dos carros da equipe Fittipaldi, publicado em 2005 e com a sua edição impressa esgotada, conta a história da única equipe brasileira de Fórmula 1 e agora também inclui partes sobre o icônico modelo FD-04, além de passagens com Emerson Fittipaldi sobre o movimento que ele ao sair da McLaren e ingressar na Copersucar Fittipaldi, em 1976.

 

O livro Fitti 1, o Fórmula 1 brasileiro: reescrevendo a história conta detalhes pouco conhecidos sobre o resgate da saga da equipe Fittipaldi e sua aventura pelos mais importantes autódromos do mundo, parte do projeto de valorização dos ícones brasileiros da mobilidade, que culminou, em 2004, com o restauro dos monopostos de Fórmula 1 FD-01 e FD-04, pilotados pelos irmãos Fittipaldi nos anos 70.

 

Lemyr relata como foi a criação do primeiro carro brasileiro a competir na principal categoria do automobilismo mundial, uma trajetória que envolveu sonhos, empenho, perigo, alegrias, tristezas, vitórias e derrotas. Também conta em detalhes todo o processo de reconstituição do FD-01, ou Fitti-1, retratando como os colaboradores da Dana Brasil rodaram o mundo atrás de componentes e fragmentos para refazer com toda a autenticidade o quebra-cabeça de 6 mil peças de um Fórmula-1.

 

Além de narrar a recuperação dos primeiros modelos da equipe Fittipaldi e a reapresentação do Fitti-1 restaurado no autódromo de Interlagos, o autor volta no tempo e desvenda o início da paixão dos irmãos Fittipaldi pelo automobilismo, na época em que, ainda adolescentes, fabricavam volantes esportivos. Depois passaram a preparar karts, que entraram no Brasil em 1960, e a criar outros protótipos de sucesso nas pistas brasileiras, como o Fitti-Porsche e o surpreendente Volks bimotor.

 

Em um dos capítulos do livro, Lemyr relata como Wilson Fittipaldi Jr., decepcionado com as constantes falhas internas da Brabham, time pelo qual competia na Fórmula 1, em 1973, teve a ideia de construir um F-1 legitimamente brasileiro. A partir desse ponto, o autor narra toda a trajetória da equipe e do carro, desde seu projeto por Ricardo Divila, passando pela apresentação ao então presidente Ernesto Geisel em Brasília, até a estreia no GP da Argentina em 1975.

 

Outra passagem interessante é a que descreve a ida de Emerson Fittipaldi, na época bicampeão mundial, para a equipe brasileira, em 1976. Emerson foi acusado de inimigo dos próprios interesses, por deixar a McLaren, com claro potencial de um tricampeonato mundial, para pilotar o F-1 da família, ainda na fase de afirmação. “Ao contrário do que disseram na época, minha decisão de deixar a McLaren não foi para ganhar mais na Copersucar. Fui ganhando menos, porém muito motivado em guiar nosso carro”, declara Emerson no livro.

 

Lemyr Martins também dedica algumas páginas de seu livro ao radialista esportivo Wilson Fittipaldi, o Barão, e aos que participaram ativamente da equipe, mecânicos, projetistas e os pilotos Ingo Hoffmann, Arturo Merzario, Alex Dias Ribeiro, Keke Rosberg e Chico Serra.

 

O empenho das empresas que contribuíram com a realização do sonho da equipe brasileira também é lembrado, como a Embraer, que cedeu seu túnel de vento para os primeiros testes com o carro, a então Albarus (Dana), que desenvolveu e forneceu os semieixos para o Fitti-1, além das patrocinadoras Copersucar e Skol.

 

O livro traz ainda as fichas técnicas de todos os modelos e os resultados da equipe Fittipaldi nas temporadas de 1975-82, a colocando no mesmo nível de tradicionais equipes como Williams e Ferrari.

 

As Melhores Fotos e O voo do Jahu

 

Além desse livro, Lemyr Martins tem outros 3 publicados na plataforma Kindle da Amazon: a versão em inglês do livro do Fitti 1; “As Melhores Fotos”, no qual o premiado repórter esportivo conta as histórias de 50 de seus principais registros fotográficos, incluindo imagens inéditas, como do ex-presidente João Goulart, “Jango”, em plena campanha da legalidade no Palácio Piratini em Porto Alegre, em 1964 nas costas de Lemyr, além de fotos incríveis do Pelé, Maradona e; e O voo do Jahu, contando a história da travessia e da recuperação do famoso avião, o primeiro da história a fazer a travessia aérea do Atlântico Sul sem escalas, em 1927.