IHR apresenta estudo que demonstra as vantagens da nanotecnologia em componentes automotivos

Truck & Bus Builder América do Sul

 

O IHR – Instituto Hercílio Randon, instituição brasileira privada de pesquisa focada na inovação e no desenvolvimento de tecnologias disruptivas, apresentou no 16º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios e Controle de Movimentos & Mostra de Engenharia de Freios, realizado nos dias 26 e 27 de junho, na cidade de Farroupilha, um estudo que demonstra as vantagens da nanotecnologia em componentes automotivos estruturais. A incorporação de nanopartículas de nióbio em uma liga de ferro fundido melhora a estrutura do material bem como as propriedades mecânicas da peça, promovendo um incremento importante de vida em fadiga.

 

O estudo envolveu a nanoestruturação do ferro fundido nodular para um componente do sistema de freios, aplicado em veículos comerciais, e resultou em melhorias na confiabilidade mecânica e qualidade geral do componente, especialmente quando considerados os aspectos de segurança e durabilidade em sua aplicação.

 

A demanda constante por segurança e incremento de vida útil dos sistemas de freio tem impulsionado as empresas do setor a adotarem novas estratégias de desenvolvimento de produtos. Uma das rotas utilizadas para essa fase, foi o uso da nanotecnologia aplicada a ligas metálicas, os resultados apresentados são promissores e demonstram uma nova oportunidade de desenvolvimento para peças de alto desempenho.

 

“O componente do sistema de freio, objeto do estudo, apresentou uma microestrutura mais uniforme, com melhor distribuição dos nódulos de grafite, e os ensaios mecânicos mostraram aumento de 34% na tensão de escoamento, enquanto os testes de fadiga indicaram vida útil 35% superior em comparação à liga convencional. Esses resultados possibilitam o redesenho das peças, otimizações geométricas e a consequente redução de massa, o que contribui para metas de sustentabilidade, como a diminuição das emissões de carbono de veículos comerciais.

 

A incorporação de nanomateriais à liga de ferro fundido, aliada aos resultados mecânicos associados ao refino da microestrutura, foram decisivas no cumprimento dos requisitos de desempenho e segurança do produto, revelando uma nova oportunidade para a engenharia automotiva de maximizar o desempenho de componentes, garantindo o principal requisito desse mercado, a segurança.

 

Sobre o IHR

 

Criado em 2021 com o objetivo de transformar o conhecimento em aplicações práticas e contribuir para o avanço da inovação e o desenvolvimento de tecnologias em três verticais de conhecimento: Mobilidade; Eletrônica Embarcada e Materiais Inteligentes, o IHR atua por intermédio de pesquisas disruptivas, em parceria com entidades como institutos públicos e privados de ciência e tecnologia, universidades, empresas, startups e com órgãos de governo.

 

Suas pesquisas e projetos abrangem as megatendências da indústria automobilística, como eletromobilidade, nanotecnologia, compósitos estruturais, conectividade, sensoriamentos inteligentes e sistemas de propulsão, entre outras. Com estrutura ágil e flexível, o IHR tem como associadas as empresas da Randoncorp, e trabalha para se consolidar como principal instituto privado de ciência e tecnologia nas áreas de mobilidade, eletrônica embarcada e materiais.

 

Atualmente, concentra suas atividades no desenvolvimento de mais de 60 projetos e tem como diferenciais a proximidade de polos industriais, velocidade, agilidade e parceria com importantes empresas que possuem competências complementares e infraestrutura para o desenvolvimento.

 

Sobre o 16º Colloquium de Freios

 

O 16º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios e Controle de Movimentos & Mostra de Engenharia de Freios é considerado o maior evento do Brasil no setor, e tem como objetivo discutir tendências e tecnologias de frenagem e controle de movimentos, com foco em recentes pesquisas na área.

 

O evento, de abrangência internacional, reuniu empresas e conceituados profissionais da área em dois dias de palestras e exposição e foi focado na apresentação e discussão de trabalhos técnicos, fruto de pesquisas e inovações para a indústria da mobilidade. Contou ainda com painéis com conceituados profissionais para o debate de temas como impactos da eletrificação e de novas legislações para a área. O Colloquium contou com uma Mostra de Engenharia, com 23 expositores nacionais e internacionais, que expuseram suas tecnologias e serviços e um test drive no Centro Tecnológico Randon. (Truck & Bus Builder América do Sul)