Frota & Cia
Desde o lançamento dos primeiros caminhões elétricos da Volvo, em 2019, estes produtos somam mais de 80 milhões de quilômetros, que equivalem a 2.000 voltas em torno do planeta Terra de acordo com dados coletados com seus clientes. Ao todo, mais de 3.500 veículos do tipo foram vendidos em 45 países Atualmente, a marca conta com oito modelos elétricos, sendo eles: Volvo FL Electric, FE Electric, FM Electric, FM Low Entry, FMX Electric, FH Electric (o mais vendido), FH Aero Electric e VNR Electric.
Para percorrer os mesmos 80 milhões de quilômetros, seus equivalentes caminhões a diesel teriam consumido mais de 25 milhões de litros do combustível, que teriam gerado a emissão de 68.000 toneladas de dióxido de carbono.
“Estou feliz em ver como as empresas de transporte estão aproveitando os benefícios dos caminhões elétricos nas operações diárias. O setor dos transportes representa 7% das emissões globais de carbono e os caminhões elétricos a bateria são uma ferramenta importante para reduzir a pegada climática. Graças a muitos pioneiros, já podemos ver o enorme potencial desta tecnologia”, afirma Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.
As entregas globais de caminhões elétricos da Volvo Trucks aumentaram 256%, para 1.977 caminhões em 2023 e a empresa vê um interesse contínuo por parte dos clientes em 2024. No ano passado, a marca apresentou os seus primeiros caminhões elétricos pesados para a América Latina, com veículos destinados a clientes no Brasil, Chile e Uruguai. (Frota & Cia/Gustavo Queiroz)