Coisas de Agora
Na véspera do Dia Internacional do Orgulho LGBTI+ (28 de junho), a Volkswagen do Brasil celebrou a conquista da certificação “Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem”, resultado da pesquisa HRC Equidade BR 2024, da HRC (Human Rights Campaign Foundation) como parte de seu Programa Global de Equidade no Trabalho, em parceria com o Instituto Mais Diversidade e o Forúm de Empresas e Direitos LGBTI+. Essa importante conquista reforça que a Volkswagen está entre as empresas com práticas de diversidade e inclusão LGBTQIA+ mais avançadas do Brasil.
Com uma política de Diversidade & Inclusão robusta, a Volkswagen do Brasil atingiu a excelente nota 100, logo na primeira vez em que participou da pesquisa, em 2024.
O estudo avalia a equidade e inclusão de pessoas LGBTQIA+ nos ambientes de trabalho no Brasil, além de práticas e políticas corporativas em apoio à comunidade LGBTQIA+ e na erradicação da LGBTfobia. Em sua 3ª edição, a pesquisa certificou 79 empresas no Brasil neste ano, um aumento de 39% nas organizações certificadas em relação a 2023. Neste ano, foram 124 empresas participantes, 36% a mais do que na edição anterior.
O relatório HRC Equidade BR 2024 é também uma importante ferramenta para que as empresas analisem suas práticas e planejem melhorias e avanços. A avaliação considerou quatro pilares:
– Adoção de políticas de não discriminação.
– Criação de grupos de recursos ou de conselhos de diversidade e inclusão para colaboradores.
– Treinamento e orientação sobre questões LGBTQIA+.
– Participação em atividades públicas de apoio à inclusão LGBTQIA+.
“A certificação da Volkswagen do Brasil entre as ‘Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem’ reforça o nosso empenho na criação e revisão de políticas e práticas em prol das pessoas LGBTQIA+. Também reconhece o nosso compromisso com a diversidade, equidade e inclusão. Celebramos a importância da certificação para a Volkswagen como marca empregadora e seguimos atuantes no combate à discriminação, sustentando os 10 compromissos institucionais que assumimos junto ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Na Volkswagen, as pessoas são prioridade absoluta e fazemos questão de promover um ambiente de trabalho diverso, inclusivo e respeitoso para todos”, afirma Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.
“Esse reconhecimento nos enche de orgulho e demonstra que seguimos evoluindo na Volkswagen do Brasil com uma governança robusta no tema Diversidade & Inclusão. Desde a implantação dos nossos grupos de diálogo, tivemos avanços consideráveis. O Colorindo, nosso coletivo para o tema LGBTQIA+, por exemplo, herdou ações internas desenvolvidas desde 2017, quando começamos as primeiras ações sobre essa pauta aqui na Volkswagen do Brasil, sempre apoiados por nossa Matriz. Agora, o reconhecimento da Human Rights Campaign Foundation entre as ‘Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem’ reforça o tema como pauta estratégica na empresa. Todos nós, apoiados pelo Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, sabemos dos desafios que ainda temos, mas seguimos firmes pela erradicação da LGBTfobia no meio empresarial”, diz Douglas Pereira, vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul.
Diversidade & Inclusão é pilar estratégico na Volkswagen
A Volkswagen do Brasil conta com uma estratégia robusta de Diversidade & Inclusão, valorizando e respeitando as diferenças entre todas as pessoas. Em 2023, a Volkswagen foi a única montadora a se tornar signatária de cinco fóruns que abrangem os pilares trabalhados pela empresa: o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, o Movimento Mulher 360, a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, a REIS (Rede Empresarial de Inclusão Social para Inclusão de PcDs) e o Fórum Gerações e Futuro do Trabalho. A adesão aos fóruns integra 38 novos compromissos à estratégia de Diversidade & Inclusão da empresa. Desde 2020, a Volkswagen também é signatária dos Princípios de Empoderamento Feminino da ONU.
A empresa estabeleceu sua estratégia de governança com a criação de um Comitê de Diversidade & Inclusão que conta com a participação de todos os membros do comitê executivo da empresa com foco na pauta de diversidade, equidade e inclusão.
A Volkswagen do Brasil também oferece vagas afirmativas para públicos de diversidade em processos seletivos. A empresa segue impulsionando a meta de aumentar o número de mulheres na liderança e em 2023 já ampliou o equilíbrio na admissão de mulheres e homens: no ano, as contratações de mulheres representaram 44% dos cargos executivos, 37% de mensalistas e 35% de horistas.
Entre as ações de Diversidade & Inclusão também estão cinco grupos de diálogo formados por pessoas colaboradoras que atuam de forma voluntária para fomentar ações nos pilares LGBTQIAP+, gênero, gerações, raças & etnias e PcD (Pessoas com Deficiência).
Volkswagen do Brasil apoia a comunidade LGBTQIA+
Além de ser signatária do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, atuando de acordo com os 10 compromissos institucionais da entidade, e oferecer vagas afirmativas para públicos de diversidade em processos seletivos, a Volkswagen do Brasil desenvolve diversas outras ações em apoio à comunidade LGBTQIA+.
Em 2024, a Volkswagen do Brasil e a Fundação Grupo Volkswagen se uniram em apoio à ONG Casa Neon Cunha, em São Bernardo do Campo (SP), cidade onde está localizada a fábrica Anchieta, da VW. A iniciativa incluiu a doação de R$ 70 mil à Casa Neon Cunha, realizada pela Fundação Grupo Volkswagen para a manutenção de suas atividades de acolhimento, abrigo e apoio psicossocial e jurídico junto à população LGBTI+ em situação de vulnerabilidade na região do Grande ABC.
A Volkswagen do Brasil também ofereceu à Casa Neon Cunha um programa de mentoria coordenado pela ONG Parceiros Voluntários. Essa consultoria de governança e fortalecimento institucional ofereceu estrutura para promover a melhoria de gestão da Casa Neon Cunha, seu planejamento financeiro e captação de recursos. Na Volkswagen, esse projeto foi idealizado pela área de Diversidade & Inclusão da empresa, em parceria com o grupo de diálogo Colorindo, formado por pessoas colaboradoras voluntárias da Volkswagen do Brasil para atuar em prol da causa LGBTI+.
A Volkswagen do Brasil também trabalha a erradicação da LGBTfobia em sua Política de Diversidade e proporciona cursos para que suas pessoas colaboradoras se conscientizem sobre a pauta.
Pelo segundo ano consecutivo, a empresa promove o “Mês do Orgulho na VW” com webinars. As unidades da empresa também demonstram seu apoio ao iluminar as fachadas com as cores do arco-íris. Além disso, o grupo de afinidade Colorindo promove ações frequentes de conscientização como webinars, conversas e campanhas solidárias.
Linha Pride, da Fundação Grupo VW, apoia a visibilidade LGBTI+
A Fundação Grupo Volkswagen também apoia a visibilidade LGBTI+ por meio de seus projetos e criou a Linha Pride, com produtos exclusivos inspirados na causa. A Linha Pride foi concebida em parceria com os integrantes do Colorindo, da Volkswagen.
Os itens são confeccionados pelas integrantes do projeto Costurando o Futuro, da Fundação Grupo VW, que capacita profissionais de costura. Por meio da técnica do upcycling, tecidos automotivos doados pelas marcas do Grupo VW e fornecedores são transformados em mochilas, estojos, nécessaires, entre outros itens, contribuindo com a sustentabilidade do planeta. Além de beneficiar as costureiras participantes, parte da renda obtida com a venda dos produtos da Linha Pride foi doada para a Casa Neon Cunha.
Em junho de 2024, para comemorar o Mês do Orgulho, a Fundação Grupo Volkswagen realizou um dia de bem-estar e celebração para as pessoas atendidas pela Casa Neon, com rodas de conversa, cuidados de beleza e um jantar do buffet Cozinha de Criola, negócio social de São Bernardo do Campo formado por pessoas negras e LGBTI+. Além disso, foram direcionados recursos para a retificação de nome e gênero de dez pessoas trans em situação de vulnerabilidade socioeconômica da região do Grande ABC. Essas ações foram viabilizadas pela venda dos produtos e por uma doação complementar da Fundação Grupo Volkswagen.
As peças da Linha Pride estão disponíveis na Loja da Fundação. Clique aqui e garanta já a sua.
Volkswagen do Brasil é empregadora de excelência
A Volkswagen do Brasil acaba integrar novamente o ranking Top 10 da pesquisa Marca Empregadora (Randstad Employer Brand Research), da consultoria Randstad, uma das maiores do mundo em recrutamento e seleção. Este é o 3º ano consecutivo em que a Volkswagen integra esse seleto ranking de “Love Brands”, figurando entre as empresas mais atrativas para trabalhar do País.
Em 2024, a Volkswagen do Brasil também conquistou a certificação Top Employer pelo 6º ano consecutivo. Essa certificação global reconhece empresas que são referência em gestão de pessoas, com foco no aprimoramento e desenvolvimento do ambiente de trabalho.
A Volkswagen do Brasil conquistou ainda a certificação Great Place To Work pelo 2º ano consecutivo, em 2023, se mantendo como um excelente lugar para trabalhar. A certificação é resultado de uma pesquisa internacional de cultura e engajamento que mede o nível de satisfação e o índice de confiança dos colaboradores em relação ao seu ambiente de trabalho. (Coisas de Agora)