Motor 1
Depois de revelar o visual há pouco menos de duas semanas, a Chevrolet deu mais detalhes do novo Trailblazer 2025, confirmando as mudanças já esperadas e a lista de equipamentos de série do SUV de 7 lugares baseado na S10. Assim como a picape, a versão topo de linha, a única do catálogo, trocou o nome de Premier para High Country e o preço se manteve em R$ 368.550.
A renovação do Trailblazer trouxe para o SUV todas as inovações que o fabricante apresentou recentemente para a nova S10, incluindo a repaginação do motor Duramax 2.8 turbodiesel e o conceito de cockpit virtual composto pelo painel digital e a nova central multimídia Chevrolet MyLink.
O time de engenharia da General Motors, segundo a Chevrolet, teria promovido uma recalibração nos amortecedores hidráulicos e revisou toda a geometria do conjunto. As bitolas foram alargadas e o SUV passa a contar com pneus de alto desempenho – um composto de borracha projetado para melhorar o consumo, a estabilidade em curvas e a capacidade de frenagem.
A direção elétrica progressiva passou também por atualizações e tem novos pontos de fixação, o que serviria para reduzir o nível de vibração que chega até o volante e deixar as respostas mais diretas. Somente agora na linha 2025 o Trailblazer recebeu coluna de direção com regulagem telescópica, que permite o ajuste do volante em profundidade, além da regulagem de altura.
A Chevrolet ainda diz que aplicou mais materiais tipo soft touch e os novos bancos dianteiros, que utilizam espumas de múltiplas densidades. A parte central do assento e o encosto são mais macios, enquanto os apoios laterais adotam compostos mais firmes. O Trailblazer 2025 ainda recebeu placas acústicas adicionais nas portas, nas colunas, no teto e na parede corta-fogo.
Outra novidade para o Trailblazer High Country 2025 é a inclusão de itens de série como faróis de LED, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, partida por botão e chave inteligente. O SUV ainda conta com frenagem automática com detecção de pedestres, alerta de colisão frontal, alerta de saída de faixa, alerta de pressão dos pneus, assistente inteligente de frenagem, acendimento automático dos faróis, farol alto com ajuste automático, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de chuva, câmera de ré, controle eletrônico de oscilação de reboque e banco do motorista com regulagem elétrica.
A versão High Country é caracterizada por elementos cromados na nova grade, para-choques, frisos e retrovisores, bem ao estilo norte-americano. Capô, para-lamas, rodas, emblemas e acabamento das lanternas e portas também foram atualizados.
A GM não se esforçou muito para mexer no Chevrolet Trailblazer, trazendo o mesmo design que a S10, sem nenhuma diferença. O interior será o mesmo, focado no uso de duas telas, uma de 11 polegadas para a multimídia e outra de 8 polegadas para o painel de instrumentos, posicionadas lado a lado.
O volante traz um novo desenho, assim como todo o painel e as saídas de ar. A única diferença interna em relação à S10 é a adoção da terceira fileira de assentos, com dois bancos extras. Ganha ainda carregador por indução, tomada 12V e portas USB dos tipos A e C.
Já o Wi-Fi nativo proporciona sinal até 12 vezes mais estável, em comparação com smartphones, e se conecta com o aplicativo myChevrolet para comandar funções do carro à distância, além de viabilizar atualizações remotas de sistemas eletrônicos do veículo pela internet
A motorização utilizada na linha 2025 é o veterano motor Duramax 2.8 turbodiesel que entrega agora 207 cv e 52 kgfm. A força máxima passa a estar disponível numa faixa mais ampla, entre 1.600 rpm e 2.400 rpm. Esse motor trabalha com a nova transmissão automática de 8 marchas, que também equipa a Colorado americana, mas com calibração específica para o mercado brasileiro. A tração é 4×4 com reduzida
Aceleração de 0 a 100 km/h agora é feita em 9,5s (1s a menos que o modelo anterior), enquanto o consumo de diesel é de 9,2 km/l na cidade e de 11,2 km/l na estrada – até 12% mais eficiente, de acordo com dados do Inmetro. O novo Trailblazer 2025 é o terceiro lançamento da Chevrolet previsto para o ano, em um total de seis. O modelo chega às concessionárias da marca em meados de maio. (Motor 1/Thiago Moreno)