Quatro Rodas
Com um investimento de R$ 16 bilhões anunciado pela Volkswagen com 16 novos modelos para o Brasil até 2028, destaca-se o tão aguardado SUV de entrada, sucessor do icônico VW, que será fabricado em Taubaté (SP).
O modelo já está em estágio avançado de desenvolvimento, mas os primeiros flagras das unidades de teste com carroceria definitiva vêm da Índia. Isso porque a Skoda também terá um SUV compacto baseado no mesmo projeto e que chegará antes às lojas.
Os mais observadores já conseguem ter uma noção geral do porte e design do SUV. Só é preciso desconsiderar que os faróis divididos, com leds independentes, fazem parte da identidade da Skoda, mas a posição do capô, a inclinação do para-brisa e as janelas laterais serão idênticos no Volkswagen brasileiro.
Outros elementos já revelados incluem lanternas em LED, luz de freio integrada ao aerofólio, rack de teto e placa de identificação instalada na tampa do porta-malas – padrão entre os SUVs.
O projeto está sendo elaborado em colaboração entre Volkswagen e Skoda, com cada marca desenvolvendo sua própria versão do modelo. A ideia é reduzir custos de desenvolvimento, aproveitando toda a estrutura da plataforma MQBA00, aproveitando o esforço que as duas marcas já fizeram ao compartilhar o projeto do VW Virtus entre si.
No Brasil, o “sucessor do VW Gol” será lançado até o fim de 2025 e produzido na fábrica de Taubaté (SP), com design alinhado às diretrizes estabelecidas pela Volkswagen.
Uma característica importante é que o carro foi desde o início idealizado para eletrificação e há tempo hábil para já chegar às lojas com o motor 1.0 TSI em sua versão híbrida leve flex.
Quanto ao tamanho, o modelo provavelmente terá menos que os 4,05 m de comprimento de um Polo. O novo SUV será posicionado como um modelo maior que o Polo Track e abaixo do Nivus, competindo diretamente com modelos como Fiat Pulse e Renault Kardian.
Detalhes específicos sobre o carro ainda não foram revelados, espera-se que nos próximos meses apareça alguma prévia do design.
O plano de investimento da VW também inclui uma picape inédita, que nascerá em São José dos Pinhais (PR). O conceito Tarok, mostrado em 2018, dá algumas pistas do que haverá na rival de Chevrolet Montana e Fiat Toro, que deve oferecer tração integral e versões híbridas leves ou plenas. (Quatro Rodas/Rafael Sommadossi)