Motor 1
A Omoda começará a vender seus carros no Brasil ainda em 2024. Globalmente, a marca está apresentando o Omoda 7, um SUV híbrido com uma grande carga tecnológica em condução e conectividade. É maior que o Omoda 5, com 4.621 mm de comprimento, algo próximo a um Toyota RAV4.
A marca não deu muitos detalhes técnicos sobre o novo SUV, mas é um híbrido plug-in com 1.200 km de autonomia – uma versão elétrica também estará disponível. Para o PHEV, usará o motor 1.5 turbo com injeção direta (H4J15) de 156 cv e 22,4 kgfm de torque, feito exclusivamente para sistemas híbridos, com 95 km de autonomia elétrica e 1.250 km combinados. O motor elétrico, se for o mesmo sistema já usado pelo grupo, deverá ter mais de 200 cv e 31,6 kgfm. Em dimensões, tem 4.621 mm de comprimento, sendo 2.700 mm de entre-eixos; 1.872 mm de largura e 1.673 mm de altura.
Por dentro, um sistema multimídia de 15,6″ que desliza pelo painel, da posição central até o passageiro. O pacote da ADAS tem 18 sistemas, incluindo detecção de faixa de rodagem, detecção de regiões em obras, detecção de pedestres e objetos em geral. O sistema de câmeras podem monitorar até embaixo do carro. O curioso é um sistema de mudança de faixas por voz.
Sobre o Brasil, a marca não oficializou a venda do Omoda 7 por aqui, mas é uma alta aposta sua chegada e, considerando que a marca promete um lançamento por trimestre, este SUV pode ser novidade em 2025, entre o segundo e o terceiro trimestre. Seu posicionamento deverá ser na faixa que hoje estão GWM Haval H6 PHEV e BYD Song Plus PHEV. (Motor 1/Leo Fortunatti/Nicolas Tavares)