Revista Caminhoneiro
O Banco Randon, por meio de uma nova linha de crédito de baixo carbono, vai financiar aquisição da solução de eletromobilidade e-Sys, da Suspensys, fabricante global de sistemas de eixos, suspensões e soluções em eletrificação para veículos comerciais e equipamentos, que também faz parte da Randoncorp.
A linha opera nos moldes do BNDES Finame-Baixo Carbono, que fornece crédito para aquisição e comercialização de sistemas, máquinas e equipamentos com maiores índices de eficiência energética ou que contribuam para redução da emissão de gases de efeito estufa. O diferencial desta linha de crédito é que o Banco Randon atuará diretamente na operação, facilitando taxas e condições exclusivas para financiamento do item, também com foco em estimular entre clientes, e no mercado em geral, a adoção de tecnologias cada vez mais sustentáveis. Assim, a instituição colabora com novos e tradicionais parceiros neste caminho e reforça seu portfólio de produtos e serviços amplamente conectados com os compromissos públicos de sustentabilidade da Randoncorp, como a redução de emissão de gases de efeito estufa, entre outros.
Levar ao mercado um produto inovador e sustentável como o e-Sys com custo, taxas e condições que estimulam a adoção da tecnologia, foi possível pela ampla conexão e sinergia entre as duas empresas envolvidas, Suspensys e o Banco Randon, tradicional instituição financeira e referência em soluções de financiamentos e investimentos para todo segmento do transporte e logística, integrando o portfólio de soluções Rands.
“Ficamos satisfeitos em poder oferecer um produto em linha com as tendências globais e que contribuirá ainda mais com o avanço no desenvolvimento de soluções em eletromobilidade, apoiando também, cada vez mais, o desenvolvimento de uma economia sustentável com resultados positivos para sociedade como um todo”, diz David Felix, diretor do Banco Randon.
O sistema de tração auxiliar elétrico e-Sys é o único na América Latina por oferecer um conceito inovador e sustentável que conta com um algoritmo inteligente especialmente criado para avaliar as condições de operação e uso, atuando na recuperação de energia gerada durante movimentos de descida e frenagem para momentos de necessidade de tração como subidas e ultrapassagens. Esse módulo inteligente faz com que o motor passe a trabalhar como gerador, recuperando a energia cinética e armazenando-a em baterias que alimentarão o motor elétrico.
Dependendo da aplicação, condição de carregamento e da estrada percorrida, a economia de combustível pode chegar a 25%, melhorando significativamente os resultados para a operação com a redução do TCO (Total Cost Ownership) do conjunto, propiciando um menor desgaste dos componentes e contribuindo para uma menor geração de resíduos e menor emissão de gases no meio ambiente. A tecnologia possui uma ampla versatilidade, podendo ser aplicada tanto em semirreboques, como também em outros modelos de veículos pesados e implementos para uso agrícola. (Revista Caminhoneiro)