Jornal do Carro
Os planos da Chery de estabelecer-se no mercado europeu segue a todo vapor, agora que a marca chinesa comprou a antiga fábrica da Nissan em Barcelona, na Espanha. A unidade, fechada em 2021, agora será a primeira fábrica da Chery no continente, e já conta com o possível aporte de 400 milhões, possibilitando o abastecimento de modelos na região.
Concretizado em parceria com a empresa espanhola EV Motors, há a previsão de que as operações comecem nos próximos meses. Segundo o vice-presidente executivo da Chery, Guibing Zhang, os planos são otimistas. “Assim que atingirmos escala suficiente, exportaremos para o resto da Europa e outros países, transformando a fábrica em uma das principais instalações de exportação da Chery em todo o mundo”. A informação vem da agência Reuters.
Espera-se contar com até 1.250 trabalhadores, bem como aproveitar boa parte dos antigos funcionários da Nissan. Em breve, a fábrica começará produzindo o SUV Omoda 5, tanto o modelo a combustão quanto o elétrico. Assim, posteriormente, outro SUV, desta vez o Jaecoo 7, também será produzido por lá. Os planos preveem que, até 2029, a produção anual seja de 150 mil veículos.
Assim, considerando a produção local, será mais fácil para as marcas da Chery fornecer modelos ao mercado, bem como fugir de sanções econômicas ou mesmo novas taxas alfandegárias, por exemplo. A compra da fábrica recebeu atenção especial do governo espanhol.
Isso se deve à necessidade de repor parte dos 1.600 empregos perdidos em 2021 por conta do fechamento da fábrica da Nissan no país, contudo. A unidade produzia modelos como a picape Frontier e suas irmãs Renault Alaskan e Mercedes-Benz Classe X, e a van NV200, por exemplo. (Jornal do Carro/Rodrigo Tavares)