Kia leva inovação e versatilidade do Bongo K2500 4X4 à Agrishow 2024

Blog Coisas de Agora

 

A Kia Brasil marca presença na 29ª edição da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação), a maior do segmento da América Latina e a segunda no mundo, que acontece entre os dias 29 de abril e 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP).  Este ano, a marca expõe o Kia Bongo K2500 4×4, ano modelo 24/25, em suas várias aplicações, e seus três automóveis eletrificados, Stonic e Sportage, Mild Hybrid Electric Vehicle (MHEV), e o Niro, Hybrid Electric Vehicle (HEV), no estande localizado à rua G21a, próximo ao heliponto da feira.

 

Sucesso como VUC (Veículo Urbano de Carga), o Bongo 4×4 estreou na Agrishow no ano passado, oferecendo tração integral e capacidade para três ocupantes para aplicação na logística da produção agrícola, em especial da agricultura familiar.

 

Seja para a cidade ou para o campo, o Bongo 4×4 foi desenvolvido para atender às mais diversas necessidades no transporte de cargas e mercadorias em baú, carroceria metálica ou de madeira, com capacidade de carga de 1.811 kg no chassi. Além dessas aplicações, o Bongo leva para a Agrishow 2024 uma versão do veículo como ambulância móvel, que traz como diferencial a possibilidade de fazer atendimento em locais de difícil acesso devido à tração 4×4.

 

Ágil, versátil e econômico, o comercial leve da Kia oferece tração integral 4×4, com reduzida, sistema de controle de estabilidade (ESC), alerta de frenagem de emergência (ESS), cintos de segurança de três pontos para o motorista e dois passageiros para empresas que precisam de veículos com essas características para o transporte de cargas e mercadorias, com a vantagem de ter capacidade de carga 50% maior às picapes chassi e de cabine simples com tração integral, muito utilizadas na agricultura familiar.

 

Com preços de R$ 174.990,00 (para a versão sem ar-condicionado) e de R$ 181.990,00 (para a versão com ar-condicionado), o principal atributo do Bongo 4×4 é o seu motor de 2.5 litros, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, turbo diesel intercooler, com injeção eletrônica Common Rail (Bosch), que entrega potência de 130,5 cv a 3.800 rpm e toque de 26 kgf/m a 1.250 rpm.

 

Nos grandes centros urbanos, os principais atrativos do Bongo K2500 continuam sendo a sua classificação como VUC (Veículo Urbano de Carga), o que permite livre circulação onde os caminhões pesados são proibidos de transitar, e o fato de o motorista poder conduzi-lo com carteira de habitação categoria B (a mesma dos veículos de passeio). Já no campo, o Bongo com tração 4×4 é capaz de enfrentar condições mais rigorosas de rodagem, onde prevalecem estradas de terra, em regiões de produção agrícola.

 

Com grande aceitação entre consumidores que buscam em um comercial leve atributos como resistência, durabilidade, baixo custo, força e desempenho, o Kia Bongo 4×4 conta ainda com computador de bordo com indicação do nível de ureia e controle no volante, bancos revestidos com tecido sintético, luzes de condução diurna (DRL) e chave com controle de abertura remota das portas, além de faróis de neblina com lâmpadas halógenas e para-brisa degradê como itens de série para a linha 2024/2025 do Bongo K2500 4×4.

 

Trio eletrificado

 

Primeiro modelo alinhado com o novo posicionamento de marca da montadora sul-coreana, o Kia Stonic foi lançado em novembro de 2021, junto com a nova logomarca, no mercado brasileiro. Seu principal atributo, em versão única, é o motor Kappa de 3 cilindros, turbo GDI (injeção direta), de 1 litro, a gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle) Smartstream, capaz de gerar 120 cavalos de potência e torque de 20,4 kgm.

 

Smartstream é uma geração de trem de força que incorpora os esforços da Kia para liderar o próximo movimento de mobilidade do mundo. O sistema de comando desse motor é composto por DOHC de 12 válvulas e por E-CVVT, acrescido do Comando de Válvulas de Duração Variável (CVVD), que propicia o modo de condução Velejar, desligando o propulsor por completo em situação de rodagem plana e, por consequência, a economicidade de combustível; assim como todo o sistema híbrido do Stonic entra em ação quando o veículo enfrenta uma descida, poupando o motor a combustão, ou em subidas, quando o powertrain necessita de mais força, sempre priorizando a eficiência de consumo e menores índices de emissões.

 

O motor a combustão do Stonic desenvolve potência máxima de 118 cavalos a 6.000 rpm e o torque máximo de 17.1 kgm a 4.000 rpm. Com o auxílio do motor elétrico, do mild hybrid, a potência combinada vai a 120 cavalos a 6.000 rpm e torque combinado de 20,4 kgm a 2.000-3.500 rpm. O conjunto do motor está acoplado ao câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem DCT. Com essa configuração, o Stonic – segundo dados do Inmetro – registrou desempenho de 13,7 km/l na cidade e de 13,8 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina.

 

Há dois anos no mercado brasileiro, o Stonic traz personalidade dinâmica e segura para o segmento de SUVs compactos híbridos leves, com características de condução aprimoradas para atender às preferências dos motoristas. O modelo apresenta três modos de condução (Eco, Normal e Sport), permitindo ao motorista escolher a maneira de condução que mais o agrada. O objetivo da equipe de desenvolvimento foi combinar a direção esportiva e precisa com a estabilidade em linha reta (SLS), ao frear e fazer curvas simultaneamente (VSM e CBC) e o deslocamento suave em velocidades mais altas.

 

Já o Kia Sportage, modelo consagrado no mercado brasileiro, foi apresentado em sua versão MHEV em julho de 2022. Seus principais atributos são o seu motor Gamma II de 4 cilindros em linha, turbo GDI (injeção direta), de 1.6 litro, a gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle), Smartstream, capaz de gerar 180 cavalos de potência máxima e combinada (combustão interna e elétrica) a 5.500 rpm e torque de 27 kgf.m, a completa reestilização externa e a introdução de extensa lista de tecnologias ADAS (Advanced Driver Assistance System), capazes de proporcionar ainda mais segurança aos ocupantes do veículo.

 

O sistema de comando desse motor é composto por DOHC de 16 válvulas e por E-CVVT, acrescido do Comando de Válvulas de Duração Variável (CVVD), que propicia o modo de condução Velejar, desligando o propulsor por completo em situação de rodagem plana e, por consequência, a economicidade de combustível; assim como todo o sistema híbrido do Sportage entra em ação quando o veículo enfrenta uma descida, poupando o motor a combustão, ou em subidas, quando o powertrain necessita de mais força, sempre priorizando a eficiência de consumo e menores índices de emissões.

 

O conjunto do motor está acoplado ao câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem DCT. Com essa configuração, o Sportage – segundo dados do Inmetro – registrou desempenho de 11,5 km/l na cidade e de 12,1 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina.

 

O Sportage conta com diversas tecnologias de ADAS (Advanced Driver Assistance System) como alertas de fadiga do condutor (DAW), de prevenção de colisão por ponto cego (BCW), de saída em segurança (SEW); assistentes para prevenção de colisão frontal incluindo conversão em cruzamentos (FCA-JT), de prevenção de colisão traseira e tráfego cruzado (RCCW), de permanência e centralização na faixa de rodagem (LKA/LFA), de farol alto (HBA); câmeras de visão 360º (SVM), monitor de ponto cego com visualização no painel digital de instrumentos (BVM) e piloto automático adaptativo com assistente de congestionamentos (SCC).

 

Como terceiro modelo eletrificado, o Kia Niro foi lançado em outubro de 2022 nas versões EX e SX Prestige, como primeiro modelo HEV (Hybrid Electric Vehicle) da marca no mercado brasileiro. Seus principais atributos são o seu motor Kappa PE, de 1.6 litro, 16 válvulas, com injeção direta, a gasolina, acrescido de motor elétrico que, com a sua bateria de polímero de lítio-ion de 240V, proporciona potência combinada de 141 cavalos a 5.700 rpm e torque de 27 kgf.m a 4.000 rpm. E mais: seu design interno e externo ousado e elegante e a extensa lista de tecnologias ADAS (Advanced Driver Assistance System), capazes de proporcionar ainda mais segurança e conforto aos ocupantes do veículo.

 

Diferente do modo velejar dos MHEV, em que o motor desliga automaticamente em circuitos planos, no sistema HEV do Niro a economia de combustível acontece na partida e em movimentos de baixa e média velocidades, quando somente o motor elétrico atua, e na aceleração e/ou subidas quando o motor a combustão funciona concomitante ao motor elétrico. Em velocidade cruzeiro, o motor a combustão e ou motor elétrico podem funcionar de forma combinada ou individual, de acordo com a condição de uso naquele momento e, nas frenagens, acontece a regeneração de energia cinética para a bateria, incluindo sua nova tecnologia de regeneração de energia pelo shift paddle no volante de direção, em quatro níveis de regeneração de energia (de menor a maior intensidade de regeneração de acordo com a conveniência de cada cliente).

 

A performance desse motor pode ser traduzida nos dados de consumo e nos índices de emissão de CO2. Segundo o Inmetro, o Kia Niro faz 19,8 km/l na cidade e 17,7 km/l na estrada. Com seu reservatório de combustível de 42 litros, o Niro pode chegar a até 800 km de autonomia, cerca de 30% mais em relação a seus principais concorrentes. Esses dados conferem ao Niro consumo energético médio de 1,0956 MJ/km e índice de emissão de CO2 de 68 g/km.

 

Destaque especial à assinatura “Inovação inspirada pela natureza” na construção do Kia Niro. Além da excelente eficiência energética e do sistema híbrido HEV, o Niro foi projetado para ter menor impacto ambiental no desenvolvimento, na produção e no uso do veículo, como a pintura com tintas BTX-Free (sem benzeno, tolueno e xileno); 56% da forração do teto é composta de plásticos reciclados; 70% da tela de cobertura do porta-malas é feita com plásticos reciclados; revestimento dos bancos em Altaica biossintético, a partir de árvores de eucalipto; e aplicação da Coluna C com função aerodinâmica, proporcionando um coeficiente aerodinâmico reduzido (Cx 0,29).

 

A garantia dos veículos eletrificados, Stonic, Sportage e Niro, é de 5 anos ou 100 mil km, com 8 anos de garantia ou 160 mil km para a bateria de alta tensão do Niro. Já a garantia do Bongo K2500 4×4 é de 3 anos ou 100 mil km. (Blog Coisas de Agora)