Frota & Cia
A Ford apresenta ao mercado nacional a nova linha e-Transit, com cinco opções de furgões e dois chassis-cabines. Os modelos, que podem ser dirigidos por motoristas com CNH nas categorias B e C, serão comercializados por valores a partir de R$ 542 mil, no caso do furgão, enquanto a e-Transit chassi sai por R$ 542 mil na versão para 3,5 toneladas e por R$ 562 mil no veículo de 4,2 toneladas.
Durante os testes com mais de 10 clientes com frotas médias e grandes, um total de 11 veículos rodaram por Brasil, Argentina e Chile, sendo que a Colômbia será o próximo mercado internacional para a Ford. Mais de 60 mil quilômetros foram percorridos neste período. Nos últimos cinco anos, a montadora comercializou mais de 30 mil unidades da e-Transit em países da Europa e da América do Norte.
Neste momento de entrada da Transit elétrica no Brasil, a Ford está mirando nos grandes embarcadores e operadores logísticos que possuem compromissos formais de sustentabilidade e que precisam investir na descarbonização de suas operações com a máxima urgência. Até por uma questão do alto custo de aquisição, clientes de menor porte serão atendidos em um futuro mais oportuno.
Toda a linha e-Transit pode ser implementada e transformada da mesma forma que os equivalentes a diesel.
De acordo com a montadora, o lançamento da Transit elétrica se beneficia de uma faixa de mercado ainda inexplorada por veículos elétricos, entre modelos menores como o Renault Kangoo, Peugeot Expert, Citröen Jumpy e Fiat Scudo e veículos maiores como o Foton iBlue, o JAC iev1200t e o VW e-Delivery.
Toda a linha e-Transit vem equipada com tecnologias semiautônomas de direção, central multimídia Sync 4 com câmera 360º, conectadas de fábrica, garantias de 3 anos ou 100.000 km para o veículo e de 8 anos ou 160.000 km para a bateria.
Ford e-Transit
A linha e-Transit é equipada com bateria de íons-de-lítio (Níquel, Cobalto e Manganês/NCM) com capacidade de 65 kWh, potência de 198 kW ou 269 cv com torque máximo disponível imediatamente de 430 Nm (43,8 kgfm). Em corrente contínua, o veículo pode ser recarregado em 34 minutos e, em corrente alternada, o tempo de recarga chega a 8 horas. Seu trem-de-força possui tração traseira. Possui os modos de direção Econômico, Normal e Escorregadio. A relação da transmissão é 9,05:1.
Recebe suspensão dianteira McPherson Strut, molas helicoidais independentes, barra estabilizadora e amortecedores a gás, freio a disco ventilados de 12,1 polegadas, freio de estacionamento eletrônico (EPB), controle de estabilidade e de vento lateral, ABS e sensor de monitoramento de pneus (TPMS).
É equipado com freio de estacionamento eletrônico com função auto-hold, que segura o veículo para uma partida segura em rampas, piloto automático adaptativo, alerta de tráfego cruzado, assistente de frenagem autônoma à frente e à ré, assistente de permanência em faixa, configurações de partida e monitoramento de ponto-cego. (Frota & Cia/Gustavo Queiroz)