Empresas da Alemanha recebem Mercedes-Benz eActros 600 para testes

Frota & Cia

 

O eActros 600, caminhão elétrico à bateria da Mercedes-Benz, começa uma importante etapa de testes junto a clientes. Os primeiros dois veículos para transporte de longo percurso, apresentados no ano passado, serão colocados em operação nas próximas semanas. Um deles pela empresa de contêineres de logística Contargo e o outro pela especialista em reciclagem Remondis. Ambas fazem parte do Grupo Rethmann.

 

A Contargo irá utilizar o seu e-truck por vários meses no transporte de contêineres entre o porto de Wörth am Rhein e vários pontos de carga e descarga. Está previsto que o veículo percorra mais de 800 quilômetros por dia. Em um primeiro momento, o caminhão será carregado em um posto de recarga rápida do terminal da Contargo em Karlsruhe. Num futuro próximo, a Contargo planeja estabelecer uma infraestrutura de recarga em sua própria garagem. De acordo com o cliente, a empresa está atualmente construindo a maior rede de recarga particular para caminhões pesados elétricos da Alemanha, com 90 pontos de recarga em 18 locais.

 

Por sua vez, a Remondis usará o veículo de teste em Colônia como parte do “HoLa Project”. A meta do projeto é a construção e operação de uma infraestrutura de recarga de alto desempenho para transportes de longo percurso movidos à eletricidade por bateria. Além da Daimler Truck, outros parceiros do consórcio de indústrias e de institutos de pesquisa também estão envolvidos nessa iniciativa. O veículo de teste para a Remondis será primordialmente utilizado para transporte de matérias-primas recicladas e é equipado com um reboque da Kögel.

 

Mercedes-Benz planeja entregar mais veículos de teste para clientes de outras aplicações.

 

“Os testes dos caminhões elétricos com clientes antes do início da produção foram muito bem-sucedidos”, afirma Stina Fagerman, chefe de Marketing, Vendas e Serviços da Mercedes-Benz Trucks. “É por isso que contamos com testes práticos do eActros 600. Estamos felizes com o fato de que a Contargo e a Remondis serão os primeiros clientes a testar esse modelo de caminhão elétrico em operações reais”.

 

O início da produção em série do eActros 600 está previsto para o final de 2024. Além do cavalo mecânico, a Mercedes-Benz Trucks também vai produzir versões rígidas do modelo já desde o lançamento no mercado. Dessa forma, irá oferecer aos clientes outras possibilidades de aplicações para o transporte totalmente eletrificado. (Frota & Cia/Victor Fagarassi)