Transporte Moderno
Depois de ter obtido resultados satisfatórios com a sua frota de 30 caminhões elétricos semileves JAC iEV1200T, para operações de entrega na cidade de São Paulo, a Braspress parece estar disposta a expandir a sua jornada de descarbonização com caminhões elétricos mais pesados. Segundo o CEO Urubatan Helou, a transportadora iniciou, há alguns meses, testes com um modelo da Mercedes-Benz.
A informação foi dada ontem (18), durante o anúncio da venda de 135 caminhões a diesel Mercedes-Benz à Braspress, na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. A venda exigiu investimentos de R$ 116 milhões da Braspress pagos à vista. Seja como for, 80% da frota de 3.090 veículos da transportadora é composta por caminhões a diesel da Mercedes-Benz.
Além de uma unidade em testes na Braspress, o vice-presidente de vendas, marketing, peças e serviços da Mercedes-Benz, Jefferson Ferrarez, revelou que “há outras sendo testadas por outros transportadores”. Porém, não contou quantas ou quem são esses clientes.
Sobre as primeiras impressões do caminhão elétrico da Mercedes-Benz em testes, Urubatan Helou diz que ainda é muito recente para apontar resultados. Contudo, afirma que não há preocupações com relação ao bom desempenho de veículos elétricos.
Diversificação de matriz energética
“Não temos preocupação com os elétricos, mas um otimismo com o futuro. Esperamos que a matriz energética possa mudar, ela precisa mudar. Nós não sabemos se predominarão os veículos a gás ou elétricos, mas estamos abertos a termos um mix de produtos alternativos ao diesel imediatamente.”
Seja como for, Jefferson Ferrarez afirmou que o mercado brasileiro de elétricos está no radar da fabricante. Sobretudo porque é um dos maiores do mundo. “À medida que clientes como a Braspress desenvolvem seus estudos, estamos prontos para trabalhar em conjunto. A Mercedes-Benz está preparada para ser o principal parceiro da Braspress nessa transição para os veículos elétricos”. (Transporte Moderno/Aline Feltrin)