AutoIndústria
A Stellantis resolveu desembolsar US$100 milhões para comprar parte relevante da 360Energy Solar S/A, empresa argentina de energias renováveis e com larga experiência no desenvolvimento, construção e operação de parques solares fotovoltaicos.
O valor representa 49,5% do capital acionário da empresa que já fornece energia limpa para plantas da montadora no país vizinho, constrói seus próprios parques de energia, o reduz custos, e opera seis plantas solares nas províncias de San Juan, Catamarca e La Rioja.
A potência instalada nessas unidades é de mais de 250 MWp. Ainda assim, a 360Energy já encaminha vários projetos que devem agregar mais 500 MWp somente na Argentina.
As plantas da montadora de Ferreyra, em Córdoba, e El Palomar, na província de Buenos Aires, já são abastecidas com energia proveniente do complexo instalado em La Rioja.
A Stellantis quer ampliar a utilização de energia solar e outras renováveis em todo o mundo de forma a reduzir a pegada de carbono de todas as suas operações industriais e assim cumprir o compromisso global, assumido por meio de seu plano estratégico Dare Forward 2030, de alcançar a neutralidade de carbono até 2038.
“Nosso objetivo de oferecer uma mobilidade limpa, segura e acessível nos desafia a repensar toda a nossa operação e infraestrutura”, enfatiza Emanuele Cappellamo, presidente da Stellantis para América do Sul. “Um ecossistema de mobilidade elétrica sustentável não é viável sem energia limpa.”
“Encontramos uma comunhão de visões e estratégias de médio e longo prazo. A união com a Stellantis permitirá a aceleração dos planos de crescimento na Argentina e a expansão das nossas operações para outros países da América Latina e da Europa”, adiantou Federico Sbarbi, CEO da 360Energy.
Esse movimento contempla também a criação de parques solares nas fábricas automotivas baseados em energia fotovoltaica, instalação de sistemas de armazenamento de energia solar de grande escala e produção de hidrogênio verde.
A 360Energy foi a primeira empresa na Argentina a utilizar sistemas de armazenamento de energia nos seus parques e a promover projetos de hidrogênio verde. (AutoIndústria)