AutoIndústria
A linha 2025 do Chevrolet Trailblazer chegará às revendas em maio. O SUV 4×4 da Chevrolet, produzido em São José dos Campos, SP, terá mudanças estéticas na carroceria e especialmente no interior.
Como a própria GM afirma, o SUV 4×4 replica as melhorias apresentadas no desenho — particularmente na dianteira —, mecânica e itens de conforto da recém-lançada picape S10, do qual o SUV deriva. Também oferecerá a versão única High Country, substituta da Premier. Na traseira, nenhuma modificação relevante.
O Trailblazer seguirá com o motor 2.8 turbodiesel, evoluído para desenvolver 207 cv e 52 kgfm, mas recebeu transmissão automática de 8 velocidades, já presente em veículos da marca nos Estados Unidos.
Dentre outras alterações, estão painel digital oriundo da Spin, botão de partida e carregamento de celular por indução. Está disponível ainda tela de 11 polegadas para a multimídia.
A montadora ainda não revelou o preço da l nha 2025, mas o Trailblazer atual custa R$ 368 mil e, portanto, não deve fuir muito disso, nem para cima nem para baixo.
O SUV topo de gama é o terceiro dos seis lançamentos Chevrolet previstos pela GM para 2024. No primeiro trimestre, já foram lançados a Spin e a própria picape S10.
Produto de nicho, o Trailblazer foi apenas o 33º utilitário esportivo mais vendido do Brasil em 2023.
Está muito aquém do líder do segmento, o Toyota Hilux SW4, que alcançou 16 mil licenciamentos, dez vezes mais do que o Trailbrazer, que somou 1.659 unidades, segundo a Fenabrave, e que ficou atrás até do Mitsubishi Pajero, outro SUV importado, que superou 2 mil licenciamentos.
Apesar desse volume marginal de 0,21% do Trailblazer dentro de um segmento que atingiu mais de 782 mil veículos e respondeu por quase 46% das vendas de automóveis de passeio, a General Motors conquistou 9,2% de participação nos SUVs, com 72,4 mil emplacamentos.
A quase totalidade, 66,6 mil, do Tracker, segundo utilitário esportivo mais vendido do País. Os 4 mil restantes couberam ao Equinox.
Assim, a GM não esboçou — nem seria dinheiro bem gasto — grande esforço financeiro para alterar radicalmente o Trailblazer.
Nos últimos quatro anos, as vendas anuais médias do modelo ficaram na casa das 2,8 mil unidades. Ou seja, mesmo que dobre os emplacamentos em 2024, o SUV vai voltar ao patamar de 2020 a 2023. (AutoIndústria/George Guimarães)