Precavida, Jeep mexe no Compass, time que está vencendo

AutoIndústria

 

Já está na rede de concessionárias Jeep a linha 2025 do Compass. O modelo nacional mudou bem pouco externamente, mesmo após quase oito anos de sua chegada ao mercado.

 

As grandes evoluções estão mesmo no nível de conteúdo de série, ampliação da oferta de versões e até no prazo de garantia, que passa agora a nada menos do que 5 anos.

 

Atual líder de vendas da marca, o Compass precisava mesmo ganhar novos atrativos para se manter à frente de segmento que, ano a ano, não cessa de crescer em volume e oferta de produtos.

 

Prova dessa carência do SUV médio da Jeep são as vendas acumuladas ao longo do primeiro trimestre. Mesmo continuando na dianteira entre os SUVs médios, o Compass alcançou 11,6 mil licenciamentos ante quase 15,6 mil em igual período do ano passado.

 

Esse decréscimo da ordem de 25% do SUV é até maior do que a queda da própria Jeep, que nos primeiros três meses de 2024 vendeu somente 25,2 mil veículos, 20% abaixo do que um ano antes – sendo que, na mesma comparação, o mercado de utilitários esportivos avançou 10,5%.

 

Líder em SUVs desde 2016, um ano depois de começar a produzir no Brasil, a marca já havia perdido o primeiro lugar no ano passado para a Volkswagen, com a montadora alemã detendo 18,5% do segmento, 2,3 pontos porcentuais a mais.

 

Computados os licenciamentos até março, em 2024 essa diferença recuou para 0,8 ponto porcentual, uma reação que, na verdade, em boa parte decorre de problema talvez ainda maior.

 

O avanço de outras marcas encolheu as fatias de Volkswagen e Jeep. No caso da marca norte-americana, para 14,1% dos licenciamentos, participação muito aquém da média de 20% verificada de 2016 até 2022.

 

Era imperativo, portanto, chacoalhar a atenção do consumidor o quanto antes. E nada como fazer isso a partir do principal produto de vendas.

 

Nesse sentido, um facelift do Compass talvez fosse até mais eficiente para uma meia-geração, mas a Jeep preferiu outras vias, algumas até mais custosas.

 

As mais relevantes: novas versões, mais e melhores sistemas e itens de série e – comemorarão ainda mais os potenciais clientes – cobrar menos por tudo isso na linha 2025. A depender da versão, o consumidor desembolsará até R$ 20 mil a menos, caso da Limited TD350. A opção de entrada, Sport T270, ficou R$ 5 mil mais barata.

 

No primeiro pilar, a vedete do SUV daqui para frente: as versões 4×4 Overland e Blackhawk com motor Hurricane 2.0 turbo a gasolina de 272 cavalos, transmissão de nove velocidades e tração 4×4.

 

Oferecido desde o ano passado na Rampage, picape da Ram, marca irmã de Stellantis da Jeep, o motor é importado da Itália e traz para o Compass um desempenho digno de esportivo: 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e velocidade máxima de 228 km/h. É, segundo a marca, o SUV mais rápido produzido no Brasil.

 

Quase toda a linha, que agora tem sete versões de acabamento e motores flex, diesel e o novo Hurricane a gasolina, recebeu o reforço de série de sistemas de auxílio à condução de nível 2, mais evoluídos e precisos.

 

Versões e preços

 

Sport T270 – R$ 179.990,00

Longitude T270 – R$ 196.990,00

Limited T270 – R$ 216.990,00

Série S T270 R$ – R$ 236.990,00

Limited TD350 4×4 – R$ 249.990,00

Overland Hurricane 4×4 – R$ 266.990,00

Blackhawk Hurricane – R$ 279.990,00

 

E um novo recurso de série em todas as versões e opcional apenas na de entrada Sport: o assistente ativo de direção, que combina as funções do sistema de manutenção no centro da faixa de rolagem com o piloto automático adaptativo, o ACC. Juntos, asseguram que o carro faça, por exemplo, curvas de forma autônoma em vias sinalizadas enquanto mantém a velocidade pré-definida.

 

A linha 2025 oferece ainda som Premium Beats, plataforma de serviços conectados Adventure Intelligence Plus com Alexa in-vehicle, porta-malas automático com sensor de presença e bancos elétricos para motorista e passageiro, dentre muitos outros dispositivos de conforto.

 

Mais: frenagem automática de emergência, comutador automático de farol, detector de fadiga e ponto cego, dentre outras sofisticações.

 

Garantia de 5 anos retroativa até a linha 2022

 

A lista de recursos, de fato, é grande e digna de veículos de marcas premium. Para Hugo Domingues, vice-presidente da Jeep para a América do Sul, com esse pacote o Compass seguirá pontuando as vendas em sua categoria.

 

“Não existe outro SUV médio desenvolvido e fabricado no Brasil com tantos recursos de direção autônoma disponíveis”, enfatiza.

 

Na linha 2025, a Jeep passa a conceder também garantia de 5 anos e assistência 24h em todo território nacional para o SUV.

 

Mas, como a responder a algumas recentes denúncias de problemas mecânicos por parte dos consumidores, foi além e assegura os mesmos benefícios a todos os Compass fabricados como linha 2022.

 

Desde que estejam em período de garantia e com as revisões em dia. Por exemplo: um Compass 2022, que estaria com a sua garantia de 3 anos terminando este ano, terá mais 2 anos adicionais, caso obedeça os critérios do programa. (AutoIndústria/George Guimarães)