Pesados elétricos autorizados!

Rede dos Transportes/Ministério dos Transportes

 

O ministro dos Transportes, Renan Filho, participou essa semana  de evento em Brasília que possibilitará o início da fase de campo do estudo promovido pela Secretaria Nacional de Trânsito durante o qual caminhões pesados elétricos poderão circular por rotas intermunicipais de curtas e médias distâncias no país. A iniciativa é parte do compromisso do Governo Federal pela descarbonização da frota de veículos do país, e o objetivo do estudo é buscar alternativas mais sustentáveis e com menos emissões de carbono para o transporte de cargas em território nacional.

 

O estudo conta com coordenação técnica do Instituto Nacional de Projetos para Trânsito e Segurança (Inprotran), além de parceria com a montadora de caminhões Volvo, a fabricante de pneus Prometon, a Universidade de Brasília (UnB) e o laboratório de pavimentação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A partir dos resultados apurados, será possível à Secretaria Nacional de Trânsito estabelecer os critérios necessários para que caminhões elétricos possam circular de forma regular nas rodovias e vias urbanas brasileiras, de forma segura e ambientalmente sustentável.

 

Além do ministro, participaram do evento o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão; o presidente da Volvo América Latina, Wilson Lirmann; o presidente da ReiterLog, Vinícius Reiter; o presidente da Ritmo Logística, Paulo Carvalho, além de outras autoridades e representantes do setor. (Rede dos Transportes/Ministério dos Transportes)