Caminhões pesados 100% elétricos da Volvo começam a operar no Brasil, em regime experimental

Revista Mecânica Online

 

O Ministério dos Transportes, em conjunto com instituições governamentais, entidades acadêmicas e empresas privadas, oficializou o início das operações de caminhões pesados elétricos Volvo no Brasil. Essa autorização marca um avanço significativo na oferta de veículos elétricos pesados no país e reforça o compromisso com a descarbonização dos transportes comerciais.

 

Na cerimônia realizada em Brasília, o presidente da Volvo na América Latina, Wilson Lirmann, destacou a importância desse passo para o avanço da mobilidade elétrica no Brasil. Os caminhões elétricos Volvo serão utilizados principalmente em áreas urbanas e no transporte intermunicipal de curtas e médias distâncias, visando avaliar seu desempenho e impacto no pavimento.

 

“Este é mais um passo para o avanço da oferta de veículos elétricos pesados no Brasil, dentro de nosso compromisso para contribuir com a descarbonização dos transportes comerciais”, afirma Wilson Lirmann, presidente da Volvo na América Latina.

 

As empresas ReiterLog e Ritmo Logística são as pioneiras a iniciar operações regulares de transporte com esses caminhões no Brasil, representando um marco importante para o setor. Os resultados preliminares de um estudo liderado pela Secretaria Nacional de Trânsito e outras instituições indicam os benefícios dos caminhões elétricos pesados, incluindo a redução das emissões de CO₂, eficiência energética e conforto para os motoristas.

 

A Volvo reafirma seu compromisso global com a descarbonização do transporte comercial, buscando reduzir em 50% as emissões de CO₂ de seus caminhões até o final da década e alcançar zero emissões até 2040. A oferta de caminhões elétricos no Brasil faz parte dessa estratégia, com a empresa expandindo gradualmente sua presença nesse segmento em todo o mundo. (Revista Mecânica Online)