Motor 1
A BMW deu início à comercialização da nova geração do X5 no Brasil em maio do ano passado, pouco após a apresentação do SUV, que ocorreu em fevereiro de 2023 para os mercados da Europa. Agora, a divisão brasileira da marca anunciou que produzirá o modelo, que é híbrido plugin desde o lançamento por aqui, na fábrica de Araquari (SC).
Dr. Michael Nikoloides, chefe de rede de produção e Logística do BMW Group, afirmou que a produção nacional do X5 híbrido plugin no Brasil terá início na planta catarinense no terceiro trimestre de 2024. O executivo afirmou que “a BMW está comprometida com tecnologia. A planta de Araquari tem uma instalação moderna e altamente flexível. É a única planta da BMW no mundo que produzirá combustão com flex e híbridos”.
“O BMW Group está comprometido com o Brasil, o país líder em vendas para a marca BMW na América Latina. Em 2023, a BMW foi líder do segmento Premium no Brasil pelo quinto ano consecutivo, com 15.113 unidades vendidas (+9,8% em relação a 2022). Agora, vamos subir a barra para continuar moldando o futuro da Mobilidade Premium, de forma eletrificada”, diz Reiner Braun, Presidente e CEO do BMW Group América Latina.
A marca continuará apostando no X5 xDrive 50e a gasolina somente, configuração que é oferecida no Brasil. A BMW confirmou que o SUV será produzido por meio de regime CKD, com peças importadas e montadas no Brasil. No entanto, a marca prometeu algumas atualizações para o X5 xDrive50e montado aqui, mas não falou o que será feito. De acordo com a marca, a montagem nacional traria como vantagem o fato de o SUV não ficar sujeito ao aumento de impostos de importação para veículos eletrificados. Essa novidade não faz parte dos 15 lançamentos já prometidos pela BMW para o Brasil em 2024.
O BMW X5 híbrido
O futuro nacional da marca é oferecido atualmente no Brasil, ainda importado, nas configurações xDrive50e X-Line e, xDrive 50e M Sport, ambas com tecnologia híbrida plug-in. Os preços no site da BMW partem de R$ 731.950, mas ainda não se sabe se a BMW fará alterações no catálogo e nos valores quando a produção nacional tiver início.
Por fora, o X5 de nova geração recebeu no ano passado dianteira renovada com faróis cerca de 35 milímetros mais finos que os anteriores, grade com formato ligeiramente revisto e luz diurna em LED que agora aponta para fora em formato de seta e faz o papel de indicador de direção. A grade passou a ser iluminada em todas as versões no padrão BMW Iconic Glow, recurso que já era oferecido no X6.
Na traseira, as lanternas foram redesenhadas e contam novos contornos e formatos de iluminação. Por dentro, como na renovação de outros modelos da marca, o destaque fica por conta do esquema de telas BMW Curved Display. O X5 contam com quadro de instrumentos e sistema multimídia agrupados em uma só peça curva separada em 12,3″ e 14,9″, respectivamente. Alguns acabamentos foram atualizados na nova geração e o carro ainda recebeu, novo seletor do câmbio e comandos sensíveis ao toque no console central.
Entre os equipamentos, conta com Digital Key Plus que substitui as chaves físicas do veículo para a abertura das portas e ignição do motor. O BMW Comfort Access 2.0 destrava e acende luzes de boas-vindas ao se aproximar do carro e tranca o veículo ao se afastar sem necessidade de encostar na chave, além de possibilitar a abertura do porta-malas através da aproximação do pé no para-choque traseiro.
A lista conta ainda com faróis full LED adaptativos, ar-condicionado com controle digital automático de quatro zonas, sistema de estacionamento automático e o sistema Reversing Assist, que refaz em marcha a ré os últimos 50 metros percorridos pelo veículo. Já o Driving Assistant Professional informa o motorista, por meio de alertas visuais e sonoros, de condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa e controle e prevenção de aproximação frontal.
Sob o capô, o X5 conta com motorização híbrida plug-in foi totalmente reformulada. O motor a gasolina de 6 cilindros em linha rende 313 cv e vem associado ao propulsor elétrico de 197 cv, desenvolvendo conjuntamente 489 cv de potência – aumento de 96 cv em relação ao modelo anterior. O torque combinado é de 71,3 kgfm, ou seja, avanço de 10,1 kgfm sobre o antecessor. O câmbio é automático de 8 marchas. Na versão X5 xDrive50e, a BMW garante aceleração de 0 a 100km/h em apenas 4,8 segundos.
A quantidade de energia utilizável que pode ser armazenada pela bateria de alta tensão aumentou quase 25% em relação à geração anterior, para 25,7 kWh de capacidade utilizável. O alcance elétrico da versão varia de até 79 km no ciclo PBEV a 110 km no ciclo WLTP. Dois carregadores de alta potência acompanham o carro, um carregador Flex Charger portátil de até 11 kW e uma BMW Wallbox de até 22 kW. (Motor 1/Thiago Moreno)