Novo Citroën C3 europeu é turbo, híbrido e não tem motor Fiat

Motor 1

 

Depois de ser lançado inicialmente como elétrico, a nova geração do Citroën C3 na Europa acaba de receber mais opções com motorização híbrida ou a combustão. Tudo isso em contraposição ao C3 nacional, que oferece ou um 1.0 da Fiat ou o veterano 1.6 da Peugeot-Citroën, ambos aspirados.

 

O novo C3, seja híbrido ou puramente a combustão, traz sempre o 1.2 da família PureTech, que chegou a ser oferecido no Brasil em forma aspirada antes da criação da Stellantis pelo Peugeot 208 de antiga geração. Na Europa, é sempre turbo com 100 cv, disponibilizado com uma caixa de câmbio manual na versão puramente térmica e uma automática de dupla embreagem de 6 velocidades em combinação com o híbrido leve, que chegará às lojas em um segundo momento.

 

As motorizações

 

O motor 1.2 de 3 cilindros dispensou o problemático comando de válvulas acionado por correia banhada a óleo em favor de uma correia convencional. Na versão híbrida tem 20,9 kgfm de torque (5,6 kgfm desenvolvidos pelo motor elétrico de 28 cv). Ele permite, de acordo com os números oficiais, que o carro seja usado em ciclo urbano apenas com propulsão elétrica por metade do tempo, graças ao sistema de 48 Volts.

 

O novo Citroën C3 híbrido reduz o consumo de combustível em 10% em comparação com uma versão puramente térmica, com emissões de C02 de 117 g/km. A versão puramente a combustão, por outro lado, afirma emitir 126 g/km de CO2. Se você precisar de um impulso extra, o motor elétrico integrado à transmissão do C3 híbrido pode acrescentar 12 cv de potência extra.

 

Como ele é

 

Esteticamente, o novo Citroen C3 com o 1.2 é praticamente idêntico à versão elétrica europeia. O resultado é mais harmonioso que o do C3 nacional, derivado do projeto indiano, além de estar na vanguarda da nova linguagem visual global da marca. A exceção, claro, é a presença do escapamento, escondido atrás do para-choque. Fora isso, não há diferenças.

 

O mesmo vale para o interior, onde o Citroën C3 2024 mantém a decoração minimalista com instrumentação digital colocada em uma tela na frente do motorista e uma central multimídia de 10,25″ que vem de série na versão mais completa. A de entrada, por outro lado, usa o smartphone, a ser instalado em um suporte especial, para gerenciar o conteúdo multimídia, a navegação e as chamadas telefônicas. O porta-malas também permanece inalterado, com capacidade mínima de 310 litros e bancos traseiros com divisão 60:40.

 

As soluções “Advanced Comfort” da Citroën, já presentes em muitos dos modelos da empresa, também permanecem. Por um lado, bancos estofados com uma espuma de poliuretano especial para garantir o apoio certo e a maciez suficiente e, por outro, amortecedores com dois tubos em ambas as extremidades, para rebote e compressão, para melhorar a resposta em todos os tipos de terreno.

 

São duas versões para o novo C3 2024 europeu, híbrido ou a combustão: You e Max. O primeiro oferece luzes de LED, rodas de liga leve de 16 polegadas, suspensão Citroën Advanced Comfort, frenagem automática de emergência, sensor de estacionamento traseiro e ar-condicionado manual de série.

 

O segundo acrescenta carroceria bicolor, rodas de liga leve de 17 polegadas, luzes traseiras de LED, central multimídia com tela de 10,25 polegadas, bancos Citroën Advanced Comfort, encosto do banco traseiro rebatível 60:40, ar-condicionado automático, carregador de smartphone sem fio e câmera traseira. Os preços ainda não foram confirmados para o novo Citroën C3 a gasolina e o híbrido. (Motor 1/Gianmarco Gori, traduzido por Thiago Moreno)