Transporte Moderno
O mercado de caminhões começa a voltar aos níveis de normalidade, com o avanço da produção desde o início do ano. De 7.941 veículos produzidos em janeiro o volume aumentou para 11.224 unidades em março, com aumento de 10,5% sobre os 10.162 veículos fabricados em fevereiro deste ano, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
“A queda de 8,9% em relação a março de 2023 (12.235 unidades) ocorreu porque em janeiro e fevereiro muitas fábricas pararam e retomaram a produção em março, concentrando neste mês um volume de produção maior”, esclareceu Eduardo Freitas, vice-presidente da Anfavea.
No acumulado de janeiro a março a produção de caminhões atingiu 29.327 unidades, aumento de 19,7% sobre os 24.497 veículos fabricados no mesmo período de 2023. “Esse aumento na produção já reflete o bom momento que o setor está vivendo, com o ajuste na introdução de produtos que atendem a norma do Proconve P8”, disse Freitas. Do total de caminhões produzidos no primeiro trimestre deste ano, 17.405 unidades são modelos pesados, 6.959 semipesados, 682 médios, 4.145 leves e 136 semileves.
Vendas
Nas vendas o mercado de caminhões teve em março um mês muito positivo, segundo a Anfavea, apesar de ter menos dias úteis, com 9.887 veículos emplacados, 18% superior a fevereiro deste ano, que teve a mesma quantidade de dias úteis e vendeu 8.376 veículos.
Mas em relação a março de 2023, quando teve três dias úteis a mais e emplacou 10.051 veículos, a queda foi de 1,6%. “Quando há a comparação de emplacamento diário, março deste ano apresenta desempenho superior a março do ano passado, com 495 veículos fabricados por dia”, destacou Freitas.
No acumulado de janeiro a março deste ano as vendas de caminhões somaram 26.480 unidades, ficando 7,5% abaixo do mesmo período de 2023, quando o volume atingiu 28.616 unidades. “A queda nos três primeiros meses deste ano ocorreu porque no primeiro trimestre de 2023 teve volume maior de vendas por causa do preço menor devido a introdução do Proconve P8, mas este ano o mercado voltará à normalidade”, comentou Freitas.
Ranking
No ranking do setor a liderança ficou com a Volkswagen Caminhões e Ônibus, com a venda de 6.548 caminhões no primeiro trimestre, 9% a menos que no mesmo período de 2023 (7.199 unidades), e o segundo lugar é ocupado pela Mercedes-Benz, com 5.391 veículos comercializados no país, 27,3% abaixo dos três meses de 2023 (7.417 unidades) e o terceiro pela Volvo, com 4.676 veículos emplacados, 0,1% abaixo de janeiro a março de 2023 (4.681 unidades).
A Scania, quarta colocada, vendeu 4.368 caminhões até março, 70% a mais que no primeiro trimestre do ano passado (2.569 unidades), e a Iveco, que está em quinto lugar, comercializou 1.711 caminhões de janeiro a março, 31,2% a menos que nos três meses de 2023 (2.488 unidades). A DAF, que ocupa o sexto lugar, vendeu 2.236 veículos, 21,3% acima de janeiro a março de 2023, cujo volume totalizou 1.843
unidades.
Exportações
Nas exportações a movimentação foi positiva em março, com 1.368 veículos vendidos no mercado internacional, 2,9% a mais que em fevereiro deste ano (1.329 unidades), mas em relação a março de 2023, quando os embarques atingiram 1.792 unidades), a queda foi de 23,7%.
No acumulado de janeiro a março a exportação de 3.322 caminhões ficou 25,6% abaixo dos 4.468 veículos exportados no mesmo período do ano passado. Do total, foram exportados 1.883 modelos pesados, 1.066 semipesados, 59 médios, 296 leves e 68 semileves. (Transporte Moderno/Sonia Moraes)