AutoIndústria
Ainda é cedo para cravar. Ainda faltam mais nove meses pela frente até o fim do ano. Mas pelos números de emplacamentos consolidados pela Fenabrave ao fim do primeiro trimestre, o Volvo FH 540 deverá encerrar 2024 mais uma vez como o campeão de vendas.
Isso porque nos três primeiros meses do ano, em um mercado total de 25,8 mil caminhões vendidos, o cavalo-mecânico da fabricante de Curitiba (PR) acumulou mais de 1,8 mil unidades licenciadas, 7,2% do mercado total ou 13,6% da categoria de pesados.
O desempenho do modelo curitibano colocou no período uma diferença de 543 unidades a mais em relação ao Scania R460, o vice-líder no ranking do trimestre. O modelo da rival sueca somou 1,3 mil emplacamentos de janeiro a março, 9,6% das vendas de pesados ou 5,1% de todo mercado.
O terceiro lugar dentre os dez mais vendidos no acumulado segue com o Volkswagen Delivery 11.180, líder no segmento médios com 44,8% das vendas ao acumular no trimestre 1,2 mil unidades emplacadas. No total dos licenciamentos de caminhões terminou o período com 4,8%.
A DAF definitivamente consolidou a marca no mercado brasileiro. O modelo XF 530 chegou ao fim dos três primeiros meses como o quarto caminhão mais vendido, com 1,1 mil unidades entregues. Em sua categoria é o terceiro do ranking, com 8% das vendas de 13,7 mil pesados negociados.
Cabe dizer que na lista dos dez mais vendidos até março, os pesados ocuparam sete posições, as exceções são Delivery 11.180, já mencionado, o semipesados Volvo VM 290, líder em sua categoria, com 11,2% de 6,8 mil caminhões vendidos, e o Mercedes-Benz Accelo 1017, o vice-líder dentre os médios, e o nono mais vendido. (AutoIndústria/Décio Costa)