Mercedes-Benz Argentina terá novo polo industrial a partir 2026 em Zárate

Truck & Bus Builder América do Sul

 

A Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus Argentina anunciou a construção de uma nova unidade produtiva para a fabricação dos caminhões Accelo e Atego, e os chassis de ônibus OH e OF que entrará em operação no primeiro trimestre de 2026. O anúncio faz parte do ciclo de 110 milhões de dólares investidos no país pela fabricante desde a criação da empresa em dezembro de 2021.

 

A nova fábrica completará o Polo Industrial que a empresa está desenvolvendo na cidade de Zárate, em Buenos Aires. No local, já está sendo construído um novo centro de autopeças e peças de reposição que entrará em operação no segundo semestre deste ano.

 

“Esta nova fábrica é o marco fundador do futuro da Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus na Argentina e, ao mesmo tempo, uma prova concreta do compromisso que temos com o país. Coroamos um ciclo de investimentos para moldar o futuro da nossa empresa operando de forma independente, com melhores oportunidades em termos de produtividade e maior flexibilidade para incorporar novos potenciais projetos”, explicou Raúl Barcesat, CEO da Mercedes-Benz Trucks and Buses Argentina.

 

A construção da nova planta culmina a etapa de desenvolvimento de uma operação exclusiva e totalmente independente para a Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus. Todo o Polo Industrial funcionará a partir do primeiro trimestre de 2026 e abrigará todas as operações e tarefas atualmente realizadas nas instalações do Centro Industrial Juan Manual Fangio, localizada em Virrey del Pino, província de Buenos Aires.

 

A abordagem das novas instalações inclui, desde o início, todas as medidas relativas ao desenvolvimento de uma operação que mitigue os impactos ambientais de qualquer processo produtivo. Isso significa que eles se enquadram nas exigentes normas da Daimler Truck vigentes nas diversas plantas de produção que a empresa possui no mundo.

 

O projeto do novo Centro Industrial contempla a relocalização das linhas de produção de caminhões e chassis de ônibus, e também da fábrica REMAN de componentes remanufaturados.

 

Segundo Raúl Barcesat, CEO da Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus Argentina, os escritórios administrativos da empresa, o Centro de Treinamento e a SelecTrucks continuarão operando em suas atuais instalações localizadas em Munro, Tortuguitas e Pilar, respectivamente, da província de Buenos Aires.

 

Atualmente, a Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus da Argentina emprega diretamentea mais de 500 colaboradores e indiretamente a outros 2.000 distribuídos pelos seus 24 Revendedores Oficiais e mais de 45 pontos de venda e pós-venda em todo o país.

 

Embora opere sob o nome Mercedes-Benz Camiones y Buses Argentina desde dezembro de 2021, após conclusão da separação da Mercedes Benz Argentina, resultado do desmembramento da divisão global da Daimler AG em dois grupos independentes (Mercedes-Benz Group e Daimler Truck Group), a fabricante possui uma longa história no país de mais de 70 anos produzindo veículos nos segmentos de cargas e transporte de passageiros. (Truck & Bus Builder América do Sul)