CEO da Xiaomi quer estar entre as 5 maiores marcas em até 20 anos

O Estado de S. Paulo

 

A Xiaomi, conhecida fabricante de eletrônicos chinesa, está entrando no mercado de carros elétricos na China. A ideia é disputar a preferência dos chineses com um sedã esportivo de alta tecnologia.

 

A empresa de tecnologia disse que começaria a aceitar pedidos na China por meio de um aplicativo no dia 28 de março, depois que o CEO e fundador da companhia, Lei Jun, encerrou uma apresentação de mais de duas horas sobre carro SU7, anunciando a tão esperada faixa de preço: de 215.900 yuans a 299.900 yuans (R$ 150 mil a R$ 200 mil).

 

Os subsídios do governo ajudaram a tornar a China o maior mercado do mundo para veículos elétricos, e um grupo de novos fabricantes está travando uma competição acirrada. A maior parte das vendas do setor tem sido doméstica, mas os fabricantes chineses estão entrando nos mercados externos com modelos de preços mais baixos, o que representa um desafio em potencial para os gigantes automotivos europeus, japoneses e americanos.

 

Jun não foi tímido em relação a esse desafio, dizendo que a Xiaomi, sediada em Pequim, pretende se tornar uma das cinco maiores montadoras do mundo nos próximos 15 a 20 anos. É difícil fabricar carros, disse ele a uma plateia durante apresentação transmitida ao vivo em um centro de convenções, mas acrescentou que é legal ter sucesso.

 

A participação combinada de veículos elétricos e híbridos nas vendas de automóveis na China deve chegar a algo entre 42% e 45% neste ano, acima dos 36% de 2023, de acordo com a Fitch Ratings. Mas a agência de classificação de risco disse em um relatório de dezembro que a concorrência poderia pressionar a participação de mercado e a lucratividade das montadoras no curto prazo.

 

O CEO da Xiaomi disse que a empresa perderia dinheiro com o modelo básico a 215.900 yuans, um preço abaixo do Tesla Model 3 na China. Ele afirmou que o SU7 superou o Tesla na maioria das categorias, embora a versão top de linha fique aquém do Porsche Taycan. “Ainda há um longo caminho a percorrer para que nosso carro se torne um Porsche”, disse ele, mas ressalvou que, se a Xiaomi continuar se esforçando por cinco a dez anos, “um dia acabaremos superando a Porsche”.

 

Conexão

 

Conhecida por seus smartphones acessíveis, TVs inteligentes e outros dispositivos, a Xiaomi pretende capitalizar essa tecnologia conectando seus carros com seus telefones e eletrodomésticos no que ela chama de ecossistema “humano x carro x casa”.

 

Jun apresentou o SU7 como um veículo de alto desempenho com longa autonomia antes de destacar seus recursos inteligentes, como falar com um entregador do carro quando a campainha toca em casa. Em uma alusão à popularidade do iPhone, ele disse que o sistema seria compatível com os telefones da Apple e da Xiaomi.

 

Tu Le, fundador da consultoria Sino Auto Insights, disse que a Xiaomi está tentando fechar o ciclo ao adicionar o transporte a um mix de produtos já integrado à vida pessoal e profissional de seus clientes.

 

“A capacidade de ser uma parte contínua da vida de alguém é o santograal para as empresas de tecnologia”, disse ele. “Você provavelmente não conhece ninguém em Pequim que não tenha pelo menos um produto da Xiaomi, seja um telefone celular, computador, TV, purificador (de ar) ou tablet.”

 

Como recém-chegada à indústria automobilística, a empresa está fazendo uma suposição fundamentada de que pode projetar e desenvolver um carro que venderá, disse ele.

 

Dada a lentidão da economia chinesa e a atual guerra de preços de veículos elétricos, ele previu que levaria um ou dois anos para ver se a Xiaomi conseguiria se adaptar para corrigir quaisquer erros e ter sucesso.

 

“Eles são uma empresa de tecnologia, portanto, essa é sua vantagem, mas precisam conciliar isso com o fato de estarem bebendo em uma mangueira de incêndio para aprender a ser uma empresa de tecnologia que fabrica carros”, disse Le.

 

A CreditSights, uma empresa de pesquisa financeira, disse que espera que a divisão de veículos elétricos da Xiaomi, a Xiaomi EV, venda 60 mil veículos em seu primeiro ano e perca dinheiro nos dois primeiros anos devido aos altos custos de marketing e promoção.

 

Entraves

 

As montadoras chinesas que tentam se expandir no exterior enfrentam obstáculos políticos. A União Europeia está investigando os subsídios chineses para determinar se eles dão aos veículos elétricos fabricados na China uma vantagem injusta no mercado internacional. Os EUA anunciaram uma investigação no mês passado sobre carros conectados fabricados na China que, segundo eles, poderiam coletar informações confidenciais sobre seus motoristas. “A China está determinada a dominar o futuro do mercado automotivo, inclusive usando práticas injustas”, disse o presidente Joe Biden quando a investigação dos EUA foi anunciada. “As políticas da China podem inundar nosso mercado com seus veículos, colocando em risco nossa segurança nacional. Não vou permitir que isso aconteça”.

 

A China reagiu esta semana, apresentando uma queixa à Organização Mundial do Comércio (OMC), alegando que os subsídios dos EUA para veículos elétricos discriminam os produtos chineses.

 

O Departamento de Defesa dos EUA colocou a Xiaomi sob suspeita em 2021 por causa de supostos vínculos com os militares da China, mas retirou a suspeição alguns meses depois, após a empresa negar os vínculos e processar o governo dos EUA. (O Estado de S. Paulo/Traduzido como auxílio de ferramentas de inteligência artificial e revisado por nossa equipe editorial)