Frota & Cia
A rede de concessionárias Carueme inaugurou a sua primeira unidade de veículos utilitários 100% elétricos, da marca Hitech Electric, no bairro do Morumbi, em São Paulo. Com um investimento de mais de R$ 6 milhões, o ponto de venda possui 600m² de área, sendo composto pelo showrrom e estoque de peças e fornecerá os serviços de pós-vendas aos seus clientes.
Serão comercializadas três linhas de produtos voltados ao transporte urbano de cargas no chamado último quilômetro: e.co Delivery, e.co Cargo e e.co Truck, com preços de aquisição que variam de R$ 129 mil a R$ 200 mil. Os modelos possuem capacidade de carga de 400kg, 500kg, 550kg, 650kg, 780kg e 800kg.
Todavia, tanto a concessionária quanto a montadora oferecem planos de aluguel de toda a gama de produtos da marca, com contratos de 12 a 48 meses de duração. A Amazon, uma das primeiras clientes da modalidade, fechou um contrato de locação de 20 unidades para operação na Grande São Paulo.
Com índice de nacionalização de 30% em seu portfólio, a compra pode ser facilitada por meio de linhas de créditos oferecidas pelos bancos tradicionais, que contam com taxas específicas voltadas para a eletromobilidade, como também atende aos requisitos do Finame, vinculado ao BNDES.
A Carueme Veículos Elétricos, revendedora Hitech, está instalada na Avenida Giovanni Gronchi, 1.450 e seu período de funcionamento se dá de segunda a sexta, das 8h30 às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h.
Baterias
As baterias são fabricadas pela Weg, em Jaraguá do Sul. Os packs utilizados nos utilitários da Hitech são todos de 72V, com capacidades que variam entre 7,7kW, 15,7kW e 31,4kW, que atendem a diferentes necessidades de autonomia e de capacidade de peso, de acordo com cada aplicação.
A mistura química das baterias são de LFP (Lítio Fosfato de Ferro), que é a tecnologia mais segura do momento e não incendeia mesmo em casos de perfurações dos packs. A fabricante fornece uma garantia de performance de seis anos para até 25% de degradação.
Os veículos da Hitech possuem dois tipos de baterias, sendo uma de alta potência LFP de 72V e outra de baixa potência, de 12V e constituída de chumbo/ácido. A mais potente pode ser carregada em tomadas comuns de 110V ou 220V com uma tomada de três pinos de 20 amperes, que demandará até cinco horas para uma recarga completa. O uso de dispositivos externos, como um wallbox, é dispensável em modelos da marca.
O contrato com a Weg contempla, ainda, o fornecimento de todo o trem-de-força, incluindo os motores, os inversores e as baterias. “O custo do quilômetro rodado com os elétricos é 10 vezes mais barato do que os motores a combustão”, afirma Leandro Gedanken, gerente Geral da Hitech Electric.
Por uma questão de segurança, a bateria corta parte de sua potência quando chega nos 20% de sua capacidade energética e desliga, completamente, quando chega em 5%. Para a preservação de sua vida útil e autonomia, não é recomendável que se façam recargas curtas, de 20 minutos, por exemplo, sendo recomendável o maior período possível na tomada, assim como nos smartphones.
O e.coDelivery tem uma capacidade de carga de 400kg e autonomia de até 160km, já a família e.coCargo tem a capacidade de carga de 800kg com autonomia de até 280km. Normalmente, as operações de distribuição urbana percorrem de 60km a 100km por dia e o consumo da bateria pode ser, ligeiramente, afetado pelo uso do ar-condicionado e dos sistemas de luminosidade, por exemplo.
Utilitários de quais tipos?
“Não é furgoneta ou furgão, não é picape de nenhum porte e, também, não é caminhão. Estamos chamando de ‘Veículos de Mobilidade Urbana’, pois são veículos que utilizam a plataforma de um quadriciclo e que podem ser dirigidos com uma simples CNH categoria B. eles possuem placas quadradas, como as motos, mas não podem trafegar por rodovias e, portanto, são – exclusivamente – de aplicação urbana”, explica Gedanken.
Segundo a resolução do Contran Nº 573, de 16 de dezembro de 2015, quadriciclos podem ser um “veículo automotor elétrico com cabine fechada, possuindo eixo dianteiro e traseiro, dotado de quatro rodas, com massa em ordem de marcha não superior a 400kg, ou 500kg no caso do veículo destinado ao transporte de cargas, excluída a massa das baterias, cuja potência máxima do motor não seja superior a 15kW”.
Hitech 4×4
Está em fase de homologação, o Hitech e.co Truck 4×4 visa atender a uma necessidade de segmentos com operações controladas em ambientes fechados, como no agro e em minerações, por exemplo. Com capacidade para transportar 550kg de cargas, o modelo deve ser destinado às operações de manutenção e deslocamento de ferramentas, entre outras possibilidades.
Estrutura e expansão
A Hitech Electric, que começou suas atividades como importadora em 2017, inaugurou a sua própria fábrica para a montagem nacional de seus veículos, em 2023, no município de Campo Largo, a cerca de 40 km da capital Curitiba, no Paraná. O investimento integra o programa de Corporate Venture Capital (CVC) da Positivo Tecnologia.
A marca, que comercializou em torno de 370 unidades em seus primeiros anos de existência, pretende dar um salto para um volume de 500 a 600 unidades somente em 2024.
“O Grupo Carueme pretende inaugurar mais duas concessionárias de Veículos Elétricos da Hitech no Estado de São Paulo, ainda em 2024. Outras unidades dos negócios diversos da Carueme serão inauguradas no Nordeste e nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo, somando oito novos pontos de vendas”, revelou Carlos Monteiro, CEO da Carueme.
A Hitech Electric possui outros acordos para a comercialização de seus produtos nas cidades de Campinas/SP, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP, Goiânia/GO e Brasília/DF. (Frota & Cia/Gustavo Queiroz)