Toyota RAV4 Plug-In Hybrid chega ao Brasil

Portal Terra/Guia do Carro

 

A Toyota, como é sabido, não vai entrar de cabeça no universo dos carros elétricos. No entanto, a marca dá sinal verde (e não é de hoje) para os eletrificados. Nessa filosofia de expandir a oferta no segmento, a marca nipônica lança no Brasil o RAV4 Plug-in Hybrid.

 

A inédita versão XSE Plug-in Hybrid é uma das maneiras da Toyota diversificar tecnologias (multi-pathway). O Toyota RAV4 Plug-in Hybrid XSE chega por R$ 399.990,00.

 

O presidente da Toyota do Brasil, Evandro Maggio, reforça que a configuração do SUV atende à demanda dos clientes. “A nova versão é mais uma alternativa em impulsionar a descarbonização por meio de novas tecnologias de eletrificação alinhadas ao contexto local e às necessidades dos clientes”.

 

O  Toyota RAV4 Plug-in Hybrid autonomia de 55 km no modo totalmente elétrico e potência combinada de 306 cv.

 

Outras novidades da versão são o cluster com tela TFT de 12,3 polegadas, a nova multimídia com tela de 10,5 polegadas e o head-up display.

 

O Toyota RAV4 Plug-in Hybrid tem um motor a combustão de 2.5 litros, com 185 cv e 223 Nm e dois motores elétricos, o dianteiro de 182 cv e 270 Nm, e o traseiro de 54 cv e 121 Nm. Este conjunto entrega a potência combinada de 306 cv e está aliado à transmissão CVT. O 0 a 100 km/h se dá em 6 segundos.

 

O SUV alcança uma média estimada de 35 km/l em ambientes urbanos e 30 km/l em estradas. São quatro modos de condução: Normal, ECO, EV (elétrico) e Sport.

 

O modelo vem equipado com um carregador portátil convencional 2,3 kW e um wallbox de 7,4 kW, que permite a recarga das baterias em 2,5 horas.

 

O Toyota RAV4 Plug-in Hybrid  conta com Assistência de Permanência de Faixa e Alerta de Oscilação (LTA, LDA e SWS), projetada para monitorar as marcações da estrada e ajustar automaticamente a direção.

 

O sistema LTA traz câmera de reconhecimento frontal, radar e sensor de monitoramento de ponto cego. Traz ainda assistência de Farol Alto Automático e possui aviso de saída de faixa.

 

O Toyota Safety Sense segue presente no SUV, com o Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS), que também detecta pedestres e ciclistas, com frenagem automática de emergência. Já, também, Controle de Cruzeiro Adaptativo.

 

Também estão presentes Controle de Estabilidade, Assistente de Partida em Rampa, freios ABS com EBD, Assistência à Frenagem de Emergência, Luzes de Freio de Emergência e Controle de Tração.

 

Até 2026, a Toyota investirá R$ 5 bilhões na produção de um novo veículo compacto híbrido flex, com produção prevista para 2025, e desenvolverá outro modelo com a mesma tecnologia especialmente para o Brasil. (Portal Terra/Guia do Carro)