AutoIndústria
A disputa no mais competitivo segmento do mercado automotivo brasileiro, o de SUVs, responsável por 47,5% do total das vendas de automóveis este ano, está ainda mais acirrada este ano, com quatro modelos detendo fatia na faixa de 7% e uma diferença de apenas 1,1 ponto porcentual entre o primeiro e quinto colocado.
O Hyundai Creta segue líder no ano, mas o VW T-Cross assumiu a posição de primeiro colocado que deteve no ano passado em março, com 5.462 emplacamentos, ante os 4.317 do modelo da marca coreana.
Um dos destaques no balanço do ano é o Nissan Kicks. Quinto colocado no primeiro trimestre de 2023, ocupa a vice-liderança tanto no acumulado deste ano (13.015 emplacamentos) como em março (5.034). No trimestre, a diferença em relação ao líder é de menos de 600 unidades.
Nos três primeiros meses de 2023 o líder era o Jeep Compass – atualmente na quinta posição -, seguido do Creta e do GM Tracker. O T-Cross aparecia em quarto lugar.
Curioso mesmo neste ano é a fatia de cada modelo dentre do segmento de SUVs. Enquanto no ano passado o primeiro colocado (Compass) detinha 9,6% e o quinto (Kicks) respondia por 6,9% das vendas do segmento, este ano os quatro modelos mais vendidos têm participação na faixa de 7%, sendo 7,59% do Creta e 7,07% do Tracker.
O Compass tem fatia de 6,5%, ou seja, entre o primeiro e o quinto a diferença restringe-se a 1,09 ponto porcentual, conforme dados divulgados nesta semana pela Fenabrave.
Kicks atual será mantido na linha
Diante do bom desempenho do Kicks neste início de ano, a Nissan divulgou comunicado em meados do mês passado informando que o modelo seguirá na linha de montagem de Resende, RJ, mesmo após a chegada do novo Kicks no ano que vem.
E empresa anunciou em novembro um reforço do seu investimento no Brasil, com total de R$ 2,8 bilhões que contemplam a produção de dois novos SUVs e um motor turbo a prtir de 2025.
Segundo a Nissan, a nova geração do Kicks será um carro totalmente novo, “que vai passar a conviver no mercado com o bem-sucedido modelo atual, aumentando assim o leque de opções oferecido pela marca japonesa aos brasileiros”. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)