Hyundai Ioniq 5 N é elétrico com ronco de motor e trocas de marchas

O Estado de S. Paulo/Jornal do Carro 

 

Carros elétricos não costumam emocionar tanto quanto os modelos a combustão. Bem, isso até a Hyundai lançar o Ioniq 5 N. A versão extrema do crossover elétrico, que estreou em 2023, acaba de ser eleita o Melhor Esportivo do Ano no World Car Awards. O título considera, é claro, os 650 cv de potência máxima. Mas a experiência de acelerar o Ioniq 5 N nos faz repensar a transformação dos carros com a eletrificação.

 

Ainda hoje, a envergadura de um esportivo é medida pelo número de cilindros do motor. Assim, as categorias se dividem entre modelos com motores V6 e V8, e, acima disso, já é território de supercarros, como os de Ferrari e Lamborghini.

 

Mas a eletrificação não requer cilindros, e o Ioniq 5 N é prova disso. O esportivo da Hyundai tem dois motores elétricos, um em cada eixo, e entrega números expressivos. A potência alcança 609 cv, com pico de 650 cv no modo “N Grin Boost”, e o torque (instantâneo) é de 75,4 mkgf – e vai até 78,5 mkgf ao apertar um botão. Com esta força, são 3,4 segundos para arrancar de 0 a 100 km/h e 260 km/h de velocidade máxima.

 

Mas vai além. O Ioniq 5 N reproduz com grande fidelidade a aceleração em um supercarro a gasolina, com ronco de motor, “vibração” e mudanças de marcha. Inclusive, há borboletas no volante para fazer as trocas manuais. É o primeiro elétrico que faz simulação tão fiel. Tudo é feito de forma eletrônica, por meio de software.

 

Destaque para o “N e-Shift”, que simula um câmbio de oito marchas, e para o “N Active Sound”, que faz o carro emitir sons e vibração de motor. O ápice é o “N Grin Boost”, que libera potência e torque extras. Com ele, o carro dá “trancos” nas reduções.

 

O test drive partiu de Barcelona rumo à famosa montanha de Montserrat, na Catalunha. No trecho rodoviário, o crossover se mostrou macio e até dócil. Já na subida da serra, fazer curvas foi fácil com pneus largos montados em rodas de 21”.

 

A versão tem freios de alta performance, assim como apêndices aerodinâmicos, como saias e aerofólio. E a suspensão foi recalibrada e o chassi tem reforços.

 

Com visual inspirado no Pony, de 1975, o Ioniq 5 chama a atenção pelo estilo retrô. A carroceria é comprida: são 4,71 metros de comprimento, 1,58 m de altura, 1,94 m de largura e 3 m de distância entre-eixos.

 

Por dentro, o crossover é pura tecnologia. O painel combina duas telas de 12,3” no topo. Na versão “N”, há bancos esportivos do tipo concha, Head-Up Display e volante repleto de botões. A alavanca do câmbio também fica na coluna de direção.

 

A lista de equipamentos, aliás, é recheada, com câmeras de visão 360º e sistemas semiautônomos. Já a bateria de 84 kWh com arquitetura de até 800 volts fornece autonomia de 448 km no ciclo global WLTP e tem carregamento ultrarrápido, um trunfo.

 

Se vier ao Brasil, o Ioniq 5 N chegará em 2025 com preço entre R$ 420 mil e R$ 450 mil. (O Estado de S. Paulo/Jornal do Carro/Diogo de Oliveira)