Motor 1/GM Authority
Ainda no começo de janeiro, a Chevrolet confirmou que iria revelar 6 grandes lançamentos para o mercado brasileiro ainda em 2024. O primeiro deles já chegou, com a nova Spin 2025 tendo iniciado sua comercialização oficialmente nesta semana. Em breve, deverá ser a vez da picape média S10 receber atualizações, mas não uma nova geração.
Além da prometida estreia de carros elétricos, dois produtos importantes na linha da Chevrolet podem entrar no cronograma de renovações para 2024. Apesar de a marca não ter confirmado nominalmente, Onix e Onix Plus também estariam na fila para renovações. O Motor1.com Brasil já recebeu informações de que algumas unidades da dupla rodam camuflados nas estradas. Em se tratando da Chevrolet, isso significa que o lançamento est[a próximo, pois os protótipo só saem em via pública para teste nas fases finais de homologação.
Agora, o site GM Authority, citando fontes ligadas aos projetos de renovação do hatch e do sedã, afirmou que Onix e Onix Plus chegarão como linha 2025 ao mercado brasileiro antes do final de 2024. A publicação relembra que os Onix foram apresentados em 2019 e estão bem atrasados para receber atualizações. Um produto com 5 anos de mercado costuma já ter passado pelo menos por uma mudança maior.
Uma informação importante que o GM Authority menciona é que Onix e Onix Plus seguirão a linguagem visual dos produtos mais recentes da Chevrolet com o futuro facelift. Então podemos aguardar elementos similares aos vistos nas novas Spin e Montana ao menos na dianteira, que deve receber linhas mais marcadas no para-choque e faróis divididos.
O site ainda afirma que a dupla da Chevrolet ainda deve ganhar uma atualização tecnológica, mas não estaria claro o que receberiam a mais. Hatch e sedã podem ganhar mais itens de segurança. Até mesmo o painel digital e a central multimídia maior, que estrearam na Spin e na Montana, respectivamente, podem acabar parando no Onix 2025.
Outra especulação importante, apesar de óbvia, levantada pela publicação é que a Chevrolet deve revisar o atual motor 1.0 turbo flex de três cilindros para ficar mais potente e eficiente, até mesmo por conta das exigências mais rígidas de emissões de poluentes e ruídos que entrarão em vigor no Brasil nos próximos anos. No entanto, ainda não se sabe se Onix e Onix Plus finalmente receberão tecnologia de injeção direta de combustível, como já é feito pelos rivais turbinados, ou se a marca partirá para algum nível de eletrificação, nem que seja um híbrido leve. (Motor 1/GM Authority/Thiago Moreno)