Novo veículo projetado para os entusiastas de Track Day criado por profissionais em diversos locais do Brasil

Carpoint News

 

O entusiasmo e a paixão pelo mundo automotivo encontraram uma nova expressão com o mais recente veículo projetado para os amantes de track day. Sob a liderança de Fábio Birolini um dos fundadores da Lobini e um dos engenheiros responsáveis pelo novo carro da StockCar. e com design assinado por João Paulo Melo, com passagens pelo centro de estilo da FIAT, Marcopolo, Renault, Arrow Mobility e responsável pelo estilo das carrocerias dos novos carros da StockCar 2025.

 

Fábio Birolini, conhecido por projetos automotivos, comentou: “Este projeto representa a fusão perfeita entre desempenho e design para amantes do automobilismo. Nosso objetivo era criar um veículo que oferecesse uma experiência de condução incomparável para os entusiastas de track day, e estamos confiantes de que alcançamos isso no primeiro shakedown que ocorreu no último track day em Interlagos dez/2023” O design espartano cria um link entre estilo e função para um carro de performance. Inspirado nas motos naked e aviões de combate, o veículo possui chassis exposto com carenagem com caráter próprio. “Cada linha e detalhe deste veículo foram cuidadosamente pensados não apenas pela estética, mas também para otimizar a aerodinâmica e a funcionalidade”, comentou Melo.

 

Este veículo promete não apenas elevar as expectativas dos aficionados por track day, mas também estabelecer um novo padrão de estilo e performance no mercado automobilístico nacional.

 

O projeto e sua equipe

 

Durante a pandemia, Birolini reuniu sete apaixonados por veículos, para um curso online, sobre veículos especiais. Após o curso, os participantes decidiram criar uma sociedade onde seriam projetados e produzidos sete veículos, um veículo para cada membro da equipe.

 

O veículo foi então criado por diferentes pessoas em vários locais do Brasil. “Cada integrante participou do projeto com sua experiência, podendo assim, viabilizar o projeto e a concepção do primeiro veículo de validação.” comenta Birolini. Sobre a abertura para vendas, Delano Calixto comenta, “Nos juntamos para criar um veículo para cada integrante do grupo, caso o mercado demonstre interesse, podemos avaliar a abertura para pedidos”

 

A equipe é formada por:

 

Fabio Birolini – São Paulo / SP – Engenharia do produto;

João Paulo Melo – Caxias do Sul / RS – Design e marketing do produto;

Matheus Nolli – Florianópolis / SC – Simulação de uso virtual x real;

Delano Calixto – Goiânia / GO – Administração e análise de processos;

Victor Filgueiras – Rio de janeiro / RJ – Análise estrutural e crash test virtuais;

Tomas – São Jose do Rio Preto / SP – Análise e compras de componentes;

Geraldo Coppi – São José dos Campos / SP – Modelagem, confecção de moldes e protótipos.

 

Desenvolvimento avançado de engenharia

 

O projeto recebe o apoio da MOVEdot, uma empresa americana com sede no Brasil especializada em consultoria de engenharia. Utilizando metodologias avançadas de desenvolvimento aplicadas por fabricantes internacionais, a MOVEdot  desempenha um papel crucial desde a fase de projeto até a validação, incluindo o desenvolvimento do veículo em pista,  utilizando análise de dados. Bruno Finco, diretor de engenharia da MOVEdot, destaca que a parceria visa alcançar um desempenho que destaque os veículos esportivos em relação aos modelos das grandes montadoras. (Carpoint News)