Mercedes-Benz mostra eCitaro com baterias NMC 3 e células de combustível

Frota & Cia

 

A Daimler Buses apresentou, durante o Driving Experience, em Madrid, na Espanha o novo Mercedes-Benz eCitaro com baterias NMC 3 de alta tensão, que proporcionam uma capacidade energética de 490 kWh. Os conjuntos de baterias são instalados no teto (três conjuntos) e na parte traseira (dois conjuntos). O veículo foi projetado para carregamento plug-in na garagem.

 

O eCitaro está equipado com o novo sistema de câmara 360°, facilitando sua condução em manobras precisas, na garagem ou em gargalos durante uma viagem. Vem com assistente de freio ativo Preventive Brake Assist, o assistente de proximidade lateral Sideguard Assist e o monitor de pressão dos pneus TPMS.

 

A porta da cabine do motorista conta com uma divisória equipada com filtros ativos com funções antivirais. O salão é equipado com 47 assentos City Star Eco, de fabricação própria, que são revestidos com tecido.

 

Com dimensões de 12.125 mm de comprimento, 2.550 mm de largura e 3.400 mm de altura, o modelo possui distância entre eixos de 5.900 mm. Possui capacidade de carga do eixo dianteiro de 8.000 kg (ZF RL 82 EC com suspensão independente) e de 13.000 kg (ZF AVE 130) no eixo traseiro. Suporta potência máxima de carregamento de 150 kW. Possui Motores assíncronos trifásicos de desempenho contínuo, sendo 125 kW por motor. oferece torque de 485 Nm por motor. Possui Motores assíncronos trifásicos de desempenho contínuo, sendo 125 kW por motor. oferece torque de 485 Nm por motor. O eCitaro pesa 20.000 kg.

 

Mercedes-Benz eCitaro G

 

Esta variante do ônibus é um híbrido com quatro baterias puramente elétricas com capacidade total de 392 kWh, dois eixos propulsores e um motor elétrico movido a células de combustível a hidrogênio de 60 kW, chamado de eCitaro G, é utilizado como extensor de autonomia. São seis cilindros com capacidade para 5 kg de H2 cada.

 

O acionamento ocorre por meio de dois eixos com motores elétricos próximos às rodas, sendo que cada um gera uma potência de 250 kW. Com a célula de combustível eCitaro G, o ônibus atinge uma autonomia de cerca de 400 quilómetros em condições normais de operação.

 

Dois monitores de 29 polegadas informam os passageiros com relação às paradas e notícias curtas. Um total de 15 soquetes USB duplos permitem que dispositivos possam ser carregados ao longo da viagem. O habitáculo do motorista conta com ar-condicionado, painel de instrumentos que inclui a informação do fluxo de energia da célula de combustível eCitaro G e do reservatório dos cilindros. (Frota & Cia/Gustavo Queiroz)