Governo de Pernambuco testa ônibus movido a gás natural

Technibus

 

O governo de Pernambuco, por meio da secretaria de mobilidade e infraestrutura (Semobi), Grande Recife Consórcio de Transporte (CTM) e a Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), em parceria com a Conorte, começa a testar ônibus movido a Gás Natural Veicular (GNC) na região metropolitana do Recife. A linha 1070 – TI Pelópidas / TI PE-15 (Parador) é a primeira nessa fase experimental, saindo do Terminal Integrado Pelópidas Silveira, em Paulista.

 

Na avaliação do governo, a adoção do gás natural é uma alternativa promissora de fonte de energia para o transporte público de ônibus na região metropolitana, visando reduzir as emissões de poluentes e aumentar a eficiência energética. “O nosso objetivo é fazer investimentos estruturadores para o estado. A partir do uso do gás natural garantimos uma mobilidade urbana sustentável e tiramos do papel um projeto inovador para Pernambuco. É assim que seguimos em frente com o nosso compromisso de permitir que a mudança continue acontecendo”, disse a governadora Raquel Lyra.

 

“O gás natural é uma fonte de energia mais limpa em comparação aos combustíveis fósseis tradicionais, resultando em menores emissões de poluentes atmosféricos na cidade. Essa transição para uma fonte de energia mais limpa no transporte público metropolitano pode melhorar a qualidade do ar nas cidades e promover um ambiente urbano mais saudável e sustentável para todos”, afirmou o secretário de mobilidade e infraestrutura, Diogo Bezerra.

 

O novo ônibus funciona com gás metano. Isto significa que tanto o Gás Natural Comprimido (GNC) como o biometano podem ser utilizados. Ambos estão disponíveis tanto na forma de gás comprimido como de gás liquefeito. O ônibus a gás emite até 20% a menos CO² (dióxido de carbono) que um modelo equivalente a diesel. Além disso, a redução de emissão de óxidos de nitrogênio (NOx) beira 90% e a de material particulado, 85%.

 

Para o diretor-presidente do Grande Recife Consórcio, Matheus Freitas, uma frota a GNC tanto diminuiria a emissão de gases de efeito estufa no ambiente urbano, como também pode ser uma solução para aumentar a eficiência energética do sistema, além de promover em menor dependência de combustíveis fósseis e redução dos resíduos. “O modelo testado tem capacidade para levar 86 passageiros. É a primeira vez que o ônibus a gás passa por teste em nosso Estado, e, se mostrar exitoso, iremos ampliar essa iniciativa”.

 

Novos ônibus 

 

Desde 2023, já foram entregues 185 ônibus novos, desses, 92 contam com ar-condicionado, integrados ao serviço de transporte público região metropolitana do Recife. Além disso, 12 ônibus novos serão entregues para compor a frota. A frota do transporte coletivo em operação é de 2.213 veículos. (Technibus)