E-Transit chega pelo dobro do preço do modelo a diesel

O Estado de S. Paulo/Jornal do Carro

 

A Ford E-Transit, versão elétrica do utilitário da marca, já está à venda no Brasil. Inicialmente, vão ser oferecidas as versões chassi-cabine e furgão. Segundo a marca, antes da estreia, o furgão teve 300 unidades encomendadas. A fabricante, porém, não revelou o nome do comprador.

 

A Ford apresentou a E-Transit na edição de 2022 da Fenatran. Desde então, a marca iniciou testes com dez transportadoras e embarcadores. De acordo com Ford, 11 furgões elétricos percorreram rotas regulares no Brasil, Argentina e Chile e rodaram cerca de 60 mil km.

 

Conforme a marca, as versões furgão e chassi-cabine com peso bruto total (PBT) de 3,5 toneladas têm preço sugerido de R$ 542 mil. Haverá a chassi-cabine com PBT de 4,2 t, por R$ 562 mil. Para comparação, a Ford Transit chassi-cabine com motor diesel e PBT de 3,5 t é tabelada a R$ 271,4 mil. A opção elétrica sai pelo dobro do preço da convencional.

 

Autonomia

 

Conforme a marca, a linha E-Transit também será oferecida por meio de assinatura. Trata-se de uma opção mais em conta, que não exige investimento inicial alto. Mas, até agora, a fabricante não revelou os valores das mensalidades dos contratos nem divulgou quais serão as opções de prazos.

 

Independentemente da versão, a Ford E-Transit tem motor elétrico de 198 kW, equivalentes a 269 cv. O torque é sempre de 43,8 mkgf, disponíveis de forma imediata. A tração é no eixo traseiro e, de acordo com dados da fabricante, autonomia entre as recargas chega a 317 km.

 

Isso é resultado da utilização de uma pacote de baterias de íons de lítio de 68 kWh. Dessa forma, a recarga pode ser realizada tanto em sistemas de corrente alternada, de até 11,5 kWh, quanto de corrente contínua, de até 115 kWh. No primeiro caso, a recarga é feita em 8 horas e, no sistema rápido, em cerca de 35 minutos.

 

Garantia de três anos

 

Inicialmente, a Ford E-Transit será oferecida com garantia de três anos, ou 100 mil km. No caso das baterias a garantia é de oito anos ou 160 mil km. De acordo com a marca, o modelo elétrico tem custo operacional cerca de 40% inferior que o equivalente a combustão.

 

Sobre as 300 unidades vendidas da E-Transit furgão, a Ford revela que as entregas começam a ocorrer a partir deste mês de março. A previsão é entregar todas as unidades ao longo de 2024. Essa venda representa 10% do volume de veículos comerciais vendidos pela marca em 2023. Obviamente, contabilizando modelos com motor térmico. “Nosso volume de vendas de veículos comerciais no Brasil cresceu 60% nos últimos 24 meses. Somamos mais de 5.200 unidades em 2023, incluindo as picapes para uso no trabalho. Ou seja, as versões XL e XLS da Ranger”, diz o diretor de veículos comerciais da Ford América do Sul, Guillermo Lastra.

 

A marca projeta que o mercado nesse segmento vai crescer cerca de 6%. A Ford estima aumentar suas vendas em 10%. Assim, o plano da fabricante é continuar a crescer e incorporar novidades no portfólio de produtos e serviços.

 

Furgão em quatro versões

 

Conforme divulgado pela marca, o furgão está disponível em quatro versões: L2H2, com 9,5 m³ de volume de carga; L2H3, com 10,7 m³; L3H3, com 12,4 m³; e L4H3, com 15 m³. Como o PBT é de 3,5 t, o modelo pode ser guiado por motoristas com habilitação de categoria B. A capacidade de carga varia de 800 kg a 1 tonelada.

 

Da mesma forma, a configuração chassi também tem PBT de 3,5 t. Porém, sua capacidade de carga é de 1.300 kg. Para comparação, a Transit com motor a diesel e PBT de 3,5 t leva até 1.401 kg de carga útil. Na versão com PBT de 4,2 t, a Ford E-Transit chassi pode levar 2.100 kg de carga útil. (O Estado de S. Paulo/Jornal do Carro/Andrea Ramos)