Montadoras apostam no mercado brasileiro de carros elétricos e híbridos

Clima Info

 

O final de 2023 e os primeiros meses deste ano foram marcados por anúncios de investimentos de várias montadoras de veículos no Brasil. Com os combustíveis fósseis cada vez mais na berlinda e a chinesa BYD, a maior fabricante de veículos elétricos (VEs) do mundo, chegando no país e jogando pesado para conquistar uma fatia das vendas, as montadoras “tradicionais” resolveram se mexer para garantir um lugar ao sol no mercado brasileiro. E a estratégia para isso envolve a produção de veículos híbridos – inclusive flex, movidos a gasolina e etanol – e a eletricidade no Brasil.

 

Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) n’O Globo, os investimentos das montadoras no país somam R$ 117 bilhões. É o maior ciclo de aportes no Brasil pelos fabricantes de veículos, incluindo as chinesas BYD e GWM, outra gigante dos VEs.

 

Na última quarta-feira (6/3), a Stellantis, dona das marcas Jeep, Fiat, Peugeot e Citroen, anunciou que vai desembolsar R$ 30 bilhões no período de 2025 a 2030 para lançar produtos, incluindo motores e carros, além de renovar o portfólio atual, incluindo a produção nacional de seus primeiros carros híbridos, informam Estadão, O Globo, Veja e Folha. É o maior valor entre as montadoras que anunciaram investimentos recentes e o dobro do ciclo anterior da empresa.

 

Segundo a montadora, haverá quatro novas plataformas de fabricação, que darão origem a carros híbridos flex de diferentes níveis, além de uma opção 100% elétrica. “Temos a ambição de ter 20% da frota puramente elétrica no Brasil, o que vai depender também da infraestrutura”, disse Emanuele Cappellano, presidente do grupo Stellantis na América do Sul.

 

O ciclo de investimentos das montadoras anunciado nos últimos três meses teve início com a Renault, que em dezembro anunciou um aporte de R$ 2 bilhões para produzir um novo SUV híbrido flex no Paraná. Já neste ano, em janeiro, a GM revelou seu plano de R$ 7 bilhões para renovar produtos.

 

O mês de fevereiro teve dois anúncios. O primeiro foi da Volkswagen, que adicionou R$ 9 bilhões ao plano que teve início há dois anos. No total, serão R$ 16 bilhões entre 2022 e 2028. E a ampliação inclui os primeiros carros híbridos produzidos pela marca no país.

 

Em seguida, foi a vez da Hyundai confirmar um investimento de R$ 5,4 bilhões. O valor também será usado para a produção de veículos híbridos no Brasil, que poderão ser feitos tanto em Piracicaba (interior de São Paulo) como em Anápolis (GO), por meio de parceria com o grupo Caoa.

 

E a Toyota confirmou nesta semana um investimento de R$ 11 bilhões para produção de novos modelos híbridos flex no Brasil. (Clima Info)